“O que pode levar uma empresa à crise”

Rafael Maffezzolli - Diretor executivo na Maffezzolli & Consultores Associados

Por: Maffezzolli Consultores Associados

04/08/2021 - 10:08 - Atualizada em: 04/08/2021 - 11:11

Quando falamos em cultura organizacional, é importante deixar claro que toda empresa está inserida em um ambiente que envolve diversos “Atores”, os quais chamamos de “Stakeholders”, ou seja, as partes interessadas.

E o grupo de stakeholders é composto por colaboradores, fornecedores, clientes, concorrentes e todo o sistema que influencia de alguma maneira a empresa. E também é importante destacar que esse ambiente pode ser dividido de duas formas: interno, que seria quando temos algum “domínio” sob as ações e resultados, e o externo, em que a empresa se apresenta mais como coadjuvante do que ator principal e não consegue sozinha alterar as características do ambiente externo.

Como exemplo de fatores internos podemos ter a falta de planejamento estratégico e financeiro, e a falta de acompanhamento de indicadores internos para a correta tomada de decisão.

E como fatores externos possuímos como exemplo a crise sanitária da COVID-19 e a concorrência acirrada. Infelizmente em algumas coisas não temos domínio, mas você pode cuidar da saúde da sua empresa, são os pequenos detalhes que podem acabar fazendo toda a diferença. Muitas vezes quando a empresa não consegue dominar muito bem o seu ambiente interno, acaba a deixando vulnerável às mudanças externas e o tempo de resposta é maior para que as ações sejam implementadas no tempo certo. Nem sempre há tempo para reverter esse cenário.

Por isso é extremamente importante que você faça um exercício de avaliação e pergunte: “Minha empresa está preparada para as mudanças que estão acontecendo?”.

Se for sim, ótimo! Caso tenha dúvidas… provavelmente a resposta é não! Nesse caso, entre em contato com um profissional de confiança que possa auxiliar a sua empresa a ter uma base forte e estar cada vez mais preparada para os desafios que possam vir.

“São os pequenos detalhes que podem acabar fazendo toda a diferença”

Por Rafael Maffezzolli, consultor especialista em Turnaround Management, membro da Turnaround Management Association (TMA) Diretor executivo na Maffezzolli & Consultores Associados