“Glaucoma: afinal, o que é?”

Foto Divulgação

Por: Lucas Vianna Figuêiredo

20/08/2019 - 14:08 - Atualizada em: 20/08/2019 - 14:57

Muitos leigos e médicos não especialistas se equivocam ao dizer que o glaucoma é o aumento da pressão ocular. Na verdade a elevação da pressão ocular é o principal fator de risco para a ocorrência da doença, mas não sua definição.

Glaucoma é uma doença neurodegenerativa multifatorial e compreende inúmeras doenças oculares que podem levar ao dano irreversível da camada de fibras nervosas da retina e do nervo óptico, causando perda do campo visual do doente.

O diagnóstico de glaucoma e sua classificação de acordo com a causa é fundamental para o tratamento adequado, que não é uma “receita do bolo”.

O tipo de glaucoma mais prevalente é o glaucoma primário de ângulo aberto, com cerca de 79 milhões de pessoas com a doença no mundo. Possui caráter genético e têm como característica clássica o aumento da pressão ocular e perda de campo visual permanente e progressiva.

No outro extremo das classificações de glaucoma temos o glaucoma secundário, que engloba situações onde diferentes doenças levam ao aumento da pressão ocular e lesão do nervo óptico.

É uma doença grave?

O glaucoma é hoje a segunda causa de cegueira no mundo, e afeta cerca de 3% dos brasileiros.

O aumento da pressão ocular, especialmente quando de forma intensa e abrupta, pode gerar um quadro de dor importante, mas de maneira geral é indolor.

Além disso, a perda de campo visual é tipicamente periférica, dando uma falsa impressão ao paciente de que ele vê bem, quando na verdade está progressivamente perdendo seu campo visual, tão importante para tarefas como a direção de veículos.

Esta combinação de um quadro indolor com perda de campo visual periférico é o que torna o glaucoma uma doença tão grave.

O tratamento é classicamente feito com colírios, que reduzem a pressão ocular, e com a realização de consultas periódicas com oftalmologista. Assim é possível evitar a cegueira em milhões de pacientes.

Clínica Correção da Visão

R. Leopoldo Malheiro, 172 , no Centro de Jaraguá do Sul | Telefone: (47) 3054-5700

Diretor técnico: Dr. João Roberto A. Machado
CRM 19.798
RQE SC 11.411