“Diabetes Mellitus: uma epidemia global”

Foto Divulgação

Por: Lucas Vianna Figuêiredo

17/09/2019 - 14:09 - Atualizada em: 17/09/2019 - 14:46

O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada por alteração no metabolismo da glicose, cursando com elevação no sangue. A hiperglicemia (glicose alta no sangue), por sua vez, inicia diversos processos oxidativos que lesam, de maneira lenta e progressiva, os vasos sanguíneos do nosso organismo.

Este estresse oxidativo produzido pela hiperglicemia crônica afeta, principalmente, os pequenos vasos do corpo humano, presentes em órgãos como o coração, os rins e os olhos.

O acometimento destes vasos sanguíneos leva, com o tempo, a doenças graves como o infarto cardíaco, a falência dos rins e a doenças na retina (estrutura ocular fundamental no processamento das imagens).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 16 milhões de brasileiros sofrem com a doença, que aumentou sua incidência em 60% nos últimos dez anos.

Quando o diabetes afeta os vasos da retina, ele provoca pequenas hemorragias, que aumentam de número e tamanho podendo cursar com sangramentos intraoculares graves.

Assim que ocorre este acometimento pelo diabetes na retina, classificamos o caso de Retinopatia Diabética não proliferativa (quadro mais inicial) ou proliferativa (quadro mais avançado da doença).

Levantamentos recentes mostram que cerca de 2 milhões de brasileiros possuem algum grau de retinopatia diabética.

A diferença entre elas é que na Retinopatia Diabética Proliferativa ocorre formação de vasos sanguíneos anormais, que podem se romper e causar graves problemas.

Como prevenir?

A prevenção da retinopatia se inicia com a conscientização do paciente sobre a necessidade de se cuidar, sem esta análise nenhum tratamento é eficaz.

A realização de exames anuais com oftalmologista credenciado, mesmo sem nenhum sintoma, é essencial na detecção da retinopatia diabética, pois algumas alterações desta doença podem ser irreversíveis se diagnosticadas tardiamente.

Clínica Correção da Visão

R. Leopoldo Malheiro, 172 , no Centro de Jaraguá do Sul | Telefone: (47) 3054-5700

Diretor técnico: Dr. João Roberto A. Machado
CRM 19.798
RQE SC 11.411