O tradicional pão recheado de frutas cristalizadas teve origem na cidade de Milão, Itália, por um erro. Sim, um padeiro chamado Toni, após trabalhar exaustivamente na véspera de Natal, fazia simultaneamente uma fornada de pães e uma massa de torta. Cansado, acabou colocando as frutas da torta na massa do pão, e, tentando consertar o erro, acrescentou manteiga e ovos à receita. O erro se tornou um sucesso, e foi chamado inicialmente “Pane di Toni.”
Na Itália, existe um decreto, desde 2005, que padroniza a receita de panetone, determinando quantidade mínimas de cada ingrediente, com a intenção de preservar a tradição natalina.
Na época da Segunda Guerra Mundial, muitos italianos vieram para o Brasil, e o panetone se popularizou por aqui. É claro que os brasileiros, criativos que são, inventaram muitas versões: chocotone, panetone salgado, panetone trufado… Não só as famílias de origem italiana no Brasil apreciam o panetone. É um dos produtos mais tradicionais nas semanas que antecedem o Natal, acompanhando café da manhã, lanches, como sobremesa ou como presente aos amigos.
Certamente, o Panetone faz parte das tradições na sua casa. Me conta, qual sua versão preferida?