Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Do atendimento profissional à saúde à panfletagem virtual dos novos tempos

Foto: Freepik

Por: Andreia Chiavini

07/02/2025 - 15:02 - Atualizada em: 07/02/2025 - 15:11

Vivemos uma fase digital onde tudo se tornou virtual, inclusive a questão da saúde. Basta abrir as páginas sociais que encontramos diversos Drs. Blogueirinhos. Confesso que me divirto muitas vezes, pelo esforço e pelo humor desses profissionais quando abordam determinados assuntos. Mas, vendo esses profissionais se expondo tanto assim na internet, me questiono se eu realmente agendaria uma consulta com eles.

O fato de estar numa vitrine e fazer panfletagem virtual não me garante qualidade e a solução do meu problema.

O que vejo hoje, é que faltam profissionais de vanguarda na lista. Aqueles profissionais que se tornam advogados de defesa da saúde do paciente. Aqueles profissionais que estão dispostos a dar o seu tempo e o seu ouvido. Aqueles profissionais que mergulham nas questões particulares de cada pessoa com o objetivo de realizar um atendimento personalizado e humanizado.

Que sabem fazer a leitura das necessidades e dos objetivos de cada pessoa, que investigam a queixa e vão além do sintoma, vão além de técnicas, de protocolos e receitas prontas, que não são mais do mesmo. Que entendem o ser como um todo, e buscam meios para proporcionar o encontro com a qualidade de vida e a sua felicidade.

Aqueles profissionais que resolvem tudo ou quase tudo. Que mostram que as técnicas são uteis quando são usadas com entendimento, propósito e como apoio, mas que o amor que eles têm pela sua profissão, o respeito e o entendimento do que cada pessoa precisa é o que faz o resultado ser eficaz.

Que estão sempre estudando e se aperfeiçoando e não se preocupam em ficar fazendo dancinha no instagram e nem expondo nos mínimos detalhes as suas vidas. Aqueles profissionais que têm um valor e não um preço. Aqueles a quem podemos confiar.

Eu, sendo uma profissional da saúde me posiciono assim, como posso aceitar menos do que isso, como paciente? Quando eu preciso de um profissional da saúde para me atender, muitas vezes, fico perdida. E eu sou profissional da saúde.

Acreditar que um profissional se torna bom só porque ele tem milhares de seguidores na sua página social, me traz muitos questionamentos. Talvez seja uma boa forma de chamar a atenção e ser visto, mas o filtro que devemos fazer como pacientes é a postura deste profissional, como ele se posiciona diante do seu paciente. Porque a questão não é sobre o profissional, tudo é sobre o paciente.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Andreia Chiavini

Fisioterapeuta especialista em Fisiologista do Exercício e Certificada em Pilates, TRX e RPG. Crefito: 77269-F.