Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Quer começar a cozinhar e não sabe por onde começar?

FOTO: divulgação

Por: Juliana Nardelli

14/11/2023 - 16:11 - Atualizada em: 14/11/2023 - 16:45

Para alguns, cozinhar é uma prática desconhecida, e cheia de desafios. Quem não foi inserido nas tarefas desde criança, tem mais dificuldades e, muitas vezes, nem sabe por onde começar. Por isso, indico algumas recomendações que podem ajudar:

1-Comece pelo básico: preparar um arroz, uma salada, macarrão e molhos simples pode ser um bom começo. Os pratos simples trazem oportunidades de aprendizado que ajudarão no futuro, em pratos mais elaborados. Preparar o mise-en-place, analisar as quantidades, conhecer ingredientes, entender a relação tempo X temperatura são bases para qualquer preparo futuro.

2-Siga a receita: ao pesquisar uma receita, siga exatamente cada passo, quantidade e ingrediente. Dessa forma, terá condições de analisar sua desenvoltura. E somente ao fazê-la novamente dê seu toque pessoal. Pequenos detalhes podem mudar completamente o resultado.

3- Selecione bons ingredientes: um bom cozinheiro inicia seu prato na escolha de ingredientes de qualidade. E aqui não me refiro a preço, porque existem receitas com ingredientes super acessíveis e outras com produtos de alto valor, mas o essencial é optar pela qualidade deles, seja qual for o valor.

4- Use utensílios corretos: Manusear direito alguns materiais fará diferença no resultado. Por exemplo, ter uma faca boa e afiada permitirá cortes precisos. Legumes, carnes e outros quando cortados de tamanho padronizado tendem a cozinhar de forma homogênea. Já os cortados de forma irregular, não estarão prontos ao mesmo tempo, e isso vai baixar a qualidade do prato final. Cito o mesmo com relação a medidores, panelas de qualidade e equipamentos como forno e fogão.

5- Pesquise, seja curioso: Hoje é fácil encontrar boas receitas na internet, em programas de TV, nos livros de vários estilos culinários. Converse com pessoas mais experientes para tirar suas dúvidas. Inspire-se em Chefs e cozinheiros que admira. Prove pratos novos em restaurantes e observe tudo que compôe a receita, e se lhe agrada ou não. Crue repertório de sabores em sua memória.

6- Crie seu “caderno de receitas”. Anote as receitas testadas e que tiveram bom resultado. Elas servirão de base para suas futuras aventuras gastronômicas.

6- Compartilhe a cozinha com outras pessoas. Observe como cortam a cebola, como manuseiam utensílios, como sabem o tempo de cada preparo. São os “segredinhos” somados que fazem muita diferença no bom cozinheiro! Cozinha é prática, experiência e leva à independência. Afinal, quem sabe cozinhar, pode fazer e comer exatamente o que gosta!

FOTO: divulgação

Mesmo que não tem tido oportunidade até agora, que tal começar?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Juliana Nardelli

Participante do Masterchef 2021, influenciadora digital e ativista da gastronomia afetiva. Após uma marcante participação no Masterchef Brasil em 2021, a estilista de moda Juliana Nardelli encontrou na gastronomia uma nova paixão. Agora, como influencer digital, Juliana compartilha seu olhar detalhista em dicas e conteúdos exclusivos sobre gastronomia afetiva.