“Contos de Pré-Natal: Morgana + Brunno = Tintin”

Por: Juliana Bizatto

08/02/2021 - 14:02

Se prepara para o susto. Durante a minha formação algo que meus preceptores me ensinaram desde sempre que se sangrou tem que examinar, pois, alguns dos diagnósticos são feitos pelos exames físicos mesmo, como miomas paridos e infelizmente, câncer de colo de útero.

E se pensarmos numa gestante, se sangrou aí mesmo que temos que descobrir de onde está vindo esse sangue. Logo no início da gestação a Mô sangrou, e como sempre eu fui examiná-la, e vocês não fazem ideia da minha decepção quando vi uma massa sangrante no colo do útero dela, gelei na hora, sabe aquele arrepio gelado que passa na espinha de um lado ao outro?
Pois é, foi mais ou menos assim que eu me senti. Coletei o preventivo e tirei amostra para biópsia. Fui muito sincera desde o início, e talvez fui muito dura, mas como algumas pacientes já me disseram: “você não suaviza mesmo, hein?”
Não suavizei, e encaminhei para o meu grande amigo Dagoberto, para que ele também acompanhasse, sendo um especialista em doenças do colo de útero. Ele se assustou como eu e biopsiou também. E né que as duas amostras vieram NORMAIS? Vocês acharam que eu ia falar que a Morgana tinha câncer? Eu disse para se preparar para susto, não para a desgraça!
Lógico, que continuei fazendo preventivos, nunca fiz tanto papanicolau numa gestante, mas foi só susto mesmo, e um diagnóstico que aprendi com o Daguinho, mácula hipertrófica de colo de útero. Nome grande para algo que desapareceu e parou de sangrar.
Mas a Mô e o Bruno não pararam por ali de me fazer estudar não, eles lembraram de algo muuuuuito legal que eu vivo esquecendo de apresentar as minhas pacientes (me perdoem de coração), que é a coleta de células-tronco de cordão umbilical.
Para quem não sabe é possível ser feito na cesária desde que a placenta e a mãe não apresentem algumas doenças (estas que a Mô, e a placenta dela diga-se de passagem, não tinham), e serve como base para alguns tratamentos como câncer e perda de células cerebrais (derrame), entre outras muitas finalidades que estão sendo descobertas todos os dias. Sim, gente, tem custo, óbvio, não é para qualquer bolso, mas quem puder pode ser o maior investimento que você fará ao seu filho.
E antes que pensem besteiras, eu fiz a coleta para o meu filho também, e quando o dim-dim estava curto nos apertamos para pagar a anuidade, pois realmente acredito que é importante, eu só realmente esqueço de oferecer.
Ah, pode ser coletado no parto vaginal também, mas tem uma sequência diferente. Enfim, depois dessa novela toda o nosso ator principal veio ao mundo, ainda que a Mô estivesse super nervosa, o Bruno não estava e nem o Tintin, nosso pequeno anjinho cheio de dobrinhas (algo que a gente já imaginava, tanto que até dei uns remédios para a Mô para que esse bebê não ficasse tãoooooo grande).
Minha querida família, quanta aventura, quanto aprendizado, quanta emoção, foi lindo do início ao fim, e desejo apenas muuuita luz a vocês?