“2º Contos de Pré-Natal – Daiane e Anderson = Vicente”

Por: Juliana Bizatto

23/12/2020 - 06:12 - Atualizada em: 23/12/2020 - 11:21

No nosso segundo conto de pré-natal vou trazer outra história emocionante. Essa história aconteceu em dezembro de 2019 e eu tive que puxar essa história da lista antes que eu fosse obrigada a contar mais uma sobre a Daiane, já que ela está gravidinha de novo!

Se você for uma manteiga como eu, prepare o lencinho!

Algumas vezes, de acordo com a história pessoal da paciente ou familiar, podemos inferir riscos, mas apesar da história de pressão alta na família, Daiane, muito cautelosa, passou por avaliação de cardiologista antes de engravidar, e estava tudo ok para a grande aventura do primeiro filho.

A gravidez fluiu tranquilamente, exames normais, pressão sempre adequada, crescimento do Vicente da mesma forma. E, da noite para o dia, tudo mudou!

Dai chegou no consultório com morfológico de 2º trimestre e risco de pré-eclâmpsia e restrição de crescimento fetal aumentado, até aí tudo bem, várias pacientes apresentam esse risco e nem desenvolvem a doença, porém Vicente já estava com o peso abaixo do esperado, e se isso já não bastasse ela estava extremamente inchada.

Os traços da sua face estavam modificados de tanto inchaço! A pressão, normal até então, começou a alterar logo em seguida, e em questão de algumas semanas Daiane estava internada com apenas 28 semanas e diagnóstico de pré-eclâmpsia (pressão alta que começa a partir da segunda metade da gestação e causa risco de vida para mãe e o bebê).

Durante todo esse período eu percebi a força inimaginável da Daiane, ela sempre me pareceu uma mulher forte, desde a primeira consulta, decidida, resolvida, mas acredito que nada nos prepara para esse momento de vulnerabilidade tão grande que é a maternidade. Nosso maior desejo, maior do que qualquer outro, é que nosso bebê fique bem!

Por esse e por tantos outros desafios que a Daiane teve que passar, ela me ensinou sobre força e determinação, sobre persistência e amor!

Mas voltando a dezembro… A pressão não parava de aumentar, mesmo com muitas medicações, o Vicente também não crescia, os exames alterados, Daiane estava evoluindo para síndrome Hellp (um estágio mais grave da pré-eclâmpsia).

Com 29 semanas eu tive de tomar uma das decisões mais difíceis com as minhas pacientes de consultório: interromper a gravidez da Daiane com bebê prematuro extremo!

A recuperação da Daiane foi inacreditável, a pressão controlou mesmo que com muitos remédios, mas enfim controlou logo após a cesária! Algo que não estava acontecendo até então.

Em contrapartida, junto da melhora da Daiane começou a grande jornada do Vicente, foram muitos dias de UTI, 43 dias para ser mais exato, Vicente precisou de oxigênio complementar, teve pressão alta (imitando a mãezinha dele), precisou de antibiótico na veia, sonda para comer, sonda para respirar e, apesar de todo esse sofrimento, não faltou amor!

Daiane saiu do seu lado apenas quando foi obrigada pela UTI, e inclusive comemoraram natal e ano novo juntinhos mesmo que na incubadora.

Apesar de tantos procedimentos, exames e remédios o Vicente, em janeiro de 2020, já estava bem, quase respirando sozinho, com 5 dias de unidade intermediária, e saiu da UCI após alguns dias.

Contudo, eu não me preocupava mais, porque se tem uma coisa que eu aprendi é que o Vicente é tão forte quanto seu pai e sua mãe, e eu não tinha dúvidas que ele iria conseguir.

E ele conseguiu, como disse antes, tudo isso aconteceu em 2019, e o Vicente nasceu em dezembro de 2019, mas como o estado do Vicente ao nascimento era grave só escrevi a história em janeiro de 2020.

Naquela época eu podia escrever o que escrevi, que ele estava se recuperando, e que estava prestes a ganhar alta, hoje (dezembro de 2020) posso dizer que o nosso bebê saiu vitorioso como o significado do seu nome, já completou um aninho, com direito a bolo que quase chegou ao consultório (se não fosse esses benditos compromissos, né Daí?).

Sem sequela alguma, é só alegria para os seus pais, e devo dizer que é um bebê cheio de sorrisos! E como disse lá no início, o Vicente ganhou uma promoção para irmão mais velho, ou seja, a Daí vai nos proporcionar mais histórias emocionantes, então aguarde os próximos capítulos.

Daiane e Anderson, vocês sabem o quanto os admiro, obrigado pela confiança e vamos lutar por mais um bebê! Muita luz para vocês, família!