“Sentir sono em excesso durante o dia, é normal?”

Foto divulgação

Por: Erika Tavares

21/06/2021 - 16:06 - Atualizada em: 21/06/2021 - 17:01

Você sofre com sonolência diurna excessiva? Ela pode ser causada por distúrbios raros do sono como narcolepsia -doença neurológica crônica- e hipersonia idiopática -distúrbio caracterizado pelo sono e cansaço excessivos- mas as causas mais comuns são: síndrome do sono insuficiente, insônia com curto período de sono e apneia do sono.

A síndrome do sono insuficiente é a causa mais comum de sonolência diurna na população em geral. E ocorre devido à redução autoimposta do tempo de sono. Com o passar dos anos e as exigências cada vez maiores de tempo dedicado ao trabalho e vida social, além do acesso a novas tecnologias, entre outros, mais se tem negligenciado o tempo dedicado ao sono. Disponibilizar horas para dormir se torna inadequadamente menos importante, reduzindo o tempo total dormido. Construímos atualmente uma população que desrespeita seu ritmo biológico e se torna cronicamente privada de sono.

Apneia do sono é um distúrbio respiratório relacionado ao sono, onde ocorrem pausas na respiração enquanto se dorme. Uma das consequências são as interrupções no sono. A sonolência diurna poderá ser consequente a este sono de má qualidade. Assim como, dependendo da frequência e intensidade das pausas respiratórias, da redução da oxigenação cerebral devido a queda no nível de oxigênio circulante no sangue.

A insônia, principalmente a de tempo curto de sono (inferior a 6h por noite), pode levar a sonolência em excesso durante o dia, além de prejuízo nos reflexos, na concentração, e no armazenamento de memórias – sim, o sono ainda é a melhor forma de consolidar memórias – entre outras consequências imediatas no dia seguinte.

O importante é entender que sentir sono durante o dia, de maneira persistente, é um sinalizador de que o sono noturno não está bom. É também importante alertar que quadros depressivos e uso de algumas medicações também podem promover sonolência diurna.

Assim é hora de estar atento aos cuidados com as rotinas de sono e procurar uma investigação apropriada com um Neurologista para realizar um diagnóstico correto.

Onde encontrar

Clínica Soprus: Rua João Planincheck, 618, Nova Brasília, Jaragua do Sul -SC

Médica especialista em Neurologia (CRM SC 30733 – RQE 20463) pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.
Mídia social: @draerikatavaresneuro
Contato: (47) 3373-4252 | (47) 98402-5034
Email: erikatavaresneuro@gmail.com