O Efeito da Melatonina na Prevenção da Enxaqueca

Foto: Pixabay

Por: Erika Tavares

31/01/2023 - 05:01 - Atualizada em: 31/01/2023 - 08:24

Uma pesquisa brasileira mostrou que a melatonina, hormônio produzido no nosso cérebro que atua na regulação do sono e do relógio biológico, é eficaz na prevenção de enxaqueca em pessoas que têm crises com frequência. Segundo o estudo, coordenado pelo Dr. Mario Peres, neurologista do Hospital Albert Einstein e da Escola Paulista de Medicina.

No estudo, comprimidos contendo a substância mostraram ser tão eficazes para evitar as fortes dores de cabeça quanto um dos medicamentos mais utilizados atualmente no SUS como tratamento da enxaqueca, a amitriptilina.

A melatonina é produzida somente durante a noite; e a luz tem efeito paradoxal na sua produção, estimula sua produção quando é recebida de dia, e exposição à luz durante a noite inibe sua produção. Os benefícios da melatonina já vêm sendo estudados — e comprovados — há algum tempo. A principal função da melatonina é regularizar os ritmos biológicos. Portanto, o hormônio influencia vários sistemas no organismo e interfere positivamente em diversas funções. Pessoas que sofrem de enxaqueca apresentam menores níveis de melatonina e isso aumenta a propensão de crises.

Os pesquisadores brasileiros compararam os efeitos da melatonina aos da amitriptilina, um antidepressivo frequentemente receitado a pacientes com a doença, e aos de placebo durante 3 meses de tratamento. Para isso, o estudo selecionou 179 pessoas entre 18 e 65 anos de idade que sofriam de crises de enxaqueca, com ou sem aura, de duas a oito vezes por mês.

Foi o primeiro grande estudo que mostra que o hormônio funciona e é seguro na prevenção da enxaqueca. É uma base científica consistente para que possamos lançar mão de mais uma medicação no tratamento desta condição tão debilitante.

Segundo o Dr. Mario Peres, a eficácia na prevenção de enxaqueca com o uso de melatonina e amitriptilina foi estatisticamente semelhante. A grande vantagem do hormônio sobre o antidepressivo, então, parece estar em sua maior tolerabilidade. “A amitriptilina é um antidepressivo que pode provocar efeitos colaterais como aumento do peso, sonolência, boca seca e intestino preso. A melatonina apresentou muito menos efeitos adversos.

Não é seguro se automedicar, se você sofre com dores de cabeça recorrentes, procure um neurologista para diagnosticar e prescrever um tratamento preventivo para suas dores. Apesar da melatonina ter um perfil benigno, pode não ser a melhor opção para o seu tratamento. É necessário avaliar a dosagem adequada, o horário de tomada, assim como o período determinado que deve ser usada.