Praça Ângelo Piazera: um patrimônio histórico revitalizado

Por: Editorial

27/05/2023 - 06:05

 

Como já sustentado aqui nesse espaço editorial, são incontáveis os benefícios que ambientes urbanos úteis geram em todas as dimensões da vida em sociedade. As praças, em particular, são partes indissociáveis de uma cidade. Elas contribuem significativamente, e de forma sustentável, para a coesão social.

A praça Ângelo Piazera é um fiel retrato de nossa identidade histórica. Ela foi inaugurada em 4 de outubro de 1941, concomitantemente com o prédio da antiga prefeitura, hoje Museu Emílio da Silva. Vale evidenciar que respectivo ato de inauguração foi, na época, manchete do jornal O Correio do Povo.

Passados 82 anos, a tradicional praça encontra-se hoje, em processo final de revitalização e requalificação. As equipes estão concentradas, agora, nos acabamentos finos, pintura, revestimentos cerâmicos, pavimentação, instalação da cobertura do palco, escada e pergolado metálico.

Em breve, será iniciada a instalação do mobiliário e adequações de seu entorno. De acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a conclusão está prevista para julho.

Na oportunidade, o coração de nossa cidade, exibirá uma nova identidade visual, estrutural e funcional, correspondendo aos modernos conceitos de urbanismo, mobilidade e convivência. Será mais uma forma de manter viva na memória da população jaraguaense, a nossa rica história.