A nossa tão esperada e tradicional Schützenfest acontecerá entre os dias 10 a 20 de novembro de 2022, no Parque de Eventos Ademar Frederico Duwe. Essa manifestação cultural festiva, que há muito integra o calendário dos grandes eventos de Jaraguá do Sul, tem suas medievais raízes na Bélgica, Holanda, França e mais tarde, por volta do século 14, na Alemanha.

Raízes estas, alastradas além-mares por imigrantes que disseminaram respectiva cultura em algumas regiões de nosso estado a partir de 1850. Aqui em nossa cidade, ela foi instituída em 1989 pela Associação dos Clubes e Sociedades de Caça e Tiro do Vale do Itapocu (ACSCTVI).

O evento é precedido de um ritual característico denominado Schützenbaum, que representa o lançamento oficial da festa. Este tem sua origem nas festividades do ‘Mainbaum,’ realizadas na Baviera, Alemanha, e significa árvore de maio.

Neste ato festivo, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade. Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão.

As festividades do Mainbaum foram adaptadas para a região e integram o roteiro da Schützenfest, tendo como significado a "árvore dos atiradores,” que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização. E esse sempre foi o clima que caracterizou nossa maior festa, tão importante para preservação de nossas tradições culturais.