O dinamismo do comércio eletrônico catarinense

Por: Editorial

31/05/2023 - 06:05

 

O e-commerce é uma via sem volta. A cultura digital se expande cotidianamente. As vendas globais de comércio eletrônico avançam na medida que novas tecnologias comerciais surgem.

Com o mundo cada vez mais digital, as relações de mercado e a logística se mostram cada vez mais rápidas, precisas e seguras. Outrossim, a Inteligência Artificial (IA), transformará ainda mais essa realidade, pois, surgirão num futuro muito breve novos canais de marketing; novos meios de pagamento; modais logísticos mais eficientes; maior interatividade com o mercado; melhor entendimento do perfil dos consumidores; comunicação mais assertiva por meio do marketing de conteúdo; entre outros avanços.

Santa Catarina, que se caracteriza por ser um estado empreendedor, está bem alinhada com as tendências do comércio eletrônico. Nossas empresas venderam R$ 40,46 bilhões pelo e-commerce entre 2016 e 2022, segundo levantamento inédito do Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançada nesse mês de maio.

Os dados revelam que 84,2% das vendas se deram para outros estados do país, notadamente, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Vale evidenciar, por fim, que a facilidade e agilidade das transações compra/venda, têm se configurado como a grande transformação.

No contexto nacional, o equipamento líder absoluto em transações comerciais pela internet, entre 2016 e 2022, foi o celular. Que nosso comércio eletrônico siga avançando, e que os ventos da economia não soprem contra.