Os novos tempos vêm demonstrando que não cabe mais vislumbrar desenvolvimento sem que haja, a priori, profunda compreensão e absorção do conceito de “sustentabilidade”, que envolve, essencialmente, nova atitude e comportamento por parte da espécie humana, no tocante as relações com seu meio social e com o ecossistema.

É preciso, cada vez mais, adotar uma conduta ético sustentável em tudo o que se faz, tanto individualmente como em sociedade. O que estamos executando, produzindo, adquirindo e descartando, é ecológica e economicamente viável e suficiente? Nossas condutas são socialmente coerentes e justas?

Jaraguá do Sul é uma das cidades mais bem classificadas do estado em perseguir com disciplina e eficácia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a serem atingidos até 2030.

As cidades recebem pontuações na medida que vão avançando nos 17 ODS, quais sejam: 1. Erradicação da Pobreza; 2. Fome Zero; 3. Boa Saúde e Bem-Estar; 4. Educação de Qualidade; 5. Igualdade de Gênero; 6. Água Limpa e Saneamento; 7. Energia Acessível e Limpa; 8. Emprego Digno e Crescimento Econômico; 9. Indústria Inovação e infraestrutura; 10. Redução das Desigualdades; 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12. Consumo e Produção Responsáveis; 13. Combate às Alterações Climáticas; 14. Vida Debaixo D’água; 15. Vida Sobre a Terra;16. Paz, Justiça e Instituições Fortes; 17. Parcerias em Prol das Metas.

Caminhando nessa direção, no sábado (17), Jaraguá do Sul participará de mais uma ação global em favor do meio ambiente e da qualidade de vida. Com atividades em mais de 150 países, o World Cleanup Day (WCD) – Dia Mundial da Limpeza, vai mobilizar mais de 400 cidades brasileiras, que serão parte desta maratona em favor da sustentabilidade do planeta, com a participação de empresas, instituições públicas e privadas, segmentos organizados da sociedade civil e pessoas individualmente. Confira mais detalhes na matéria do OCP.