Sustentabilidade: Jaraguá do Sul participará do Dia Mundial da Limpeza pela quinta vez

Foto: Instituto Limpa Brasil

Por: Elisângela Pezzutti

09/09/2022 - 16:09 - Atualizada em: 15/09/2022 - 16:56

No próximo dia 17 (sábado), Jaraguá do Sul participa de mais uma ação global em favor do meio ambiente e da qualidade de vida. Com atividades em mais de 150 países, o World Cleanup Day (WCD) – Dia Mundial da Limpeza, vai mobilizar mais de 400 cidades brasileiras, que serão parte desta maratona em favor da sustentabilidade do planeta, com a participação de empresas, instituições públicas e privadas, segmentos organizados da sociedade civil e pessoas individualmente.

Esta é a quinta vez que Jaraguá do Sul participa do Dia Mundial da Limpeza, evento trazido para o município pela Câmara Júnior Internacional (JCI), que também organiza toda a programação de atividades do Dia. O integrante da JCI, Marçal Buttenberg, está à frente da organização e informa que 14 entidades já confirmaram participação. “Acredito que, neste ano, 300 a 400 pessoas devem participar das ações aqui na cidade”, completa.

Ação realizada no ano passado recolheu mais de 21 toneladas de lixo em Jaraguá do Sul

De acordo com Marçal Buttenberg, em 2021 as ações do Dia Mundial da Limpeza resultaram no recolhimento de 21.058 quilos de lixo em Jaraguá do Sul. O evento do ano passado, organizado pela JCI de Jaraguá do Sul em conjunto com a Fujama, contou com a participação de diversos outros órgãos municipais, instituições não-governamentais e empresas da cidade, envolvendo um total de 291 participantes.

“Somente dos rios Jaraguá e Itapocu, no trecho entre o Parque de Eventos e o Parque Linear Via Verde, foi recolhida uma tonelada de resíduos, numa ação que envolveu 25 integrantes do Clube de Canoagem Kentucky e da Diretoria Municipal de Defesa Civil. Até mesmo sofá e colchões foram retirados dos rios”, informa Marçal.

Foto: JCI/Jaraguá do Sul

 

Brasil se destaca no número de voluntários

Em 2021, a edição do Dia Mundial da Limpeza contou com a colaboração de 191 países. No Brasil, a ação resultou em cerca de 320.890 kg de resíduos coletados no mutirão de limpeza e 108.459 kg de resíduos em ecopontos. Houve, ainda, a arrecadação de 19.391 kg de roupas e 11.264 kg de alimentos obtidos em pontos de doação.

O país se destaca na mobilização de cidadãos – a última ação do Instituto Limpa Brasil (organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano, por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo) teve a participação de cerca de 132 mil voluntários brasileiros, que atuaram em 987 municípios.

Ações cotidianas

Para além dos mutirões, o Limpa Brasil, em conjunto com a startup Teoria Verde, propõe outras formas de limpeza ambiental, que podem ser realizadas cotidianamente e que causam grandes impactos positivos, como a separação do lixo para reciclagem, o descarte correto de óleo de cozinha e de produtos eletrônicos e a eliminação de focos de dengue. A organização também incentiva a Limpeza Solidária (separar em sua casa aquilo que não tem mais serventia e fazer uma doação), a Limpeza Digital (apagar e-mails e arquivos desnecessários nos dispositivos digitais para diminuir a emissão de CO2 na atmosfera) e a Limpeza Mental (meditação, prática de esportes, música, dança, práticas espiritualistas e yoga, entre outros).

Marçal Buttenberg destaca que esse trabalho de limpeza mental será realizado na ginástica laboral de cerca de 25 empresas de Jaraguá do Sul, atendidas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).
“Isso acontecerá durante uma semana, conforme disponibilidade e planejamento de cada professor de ginástica laboral”, informa.

Foto: Clube de Canoagem Kentucky

Saiba mais sobre a JCI

A Junior Chamber International (Câmara Júnior Internacional, em português) é uma associação mundial, formada por pessoas com idades entre 18 e 40 anos, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades. Os membros da JCI em todo o mundo são voluntários que identificam os problemas na comunidade local. Com a liderança aprendida na organização, criam projetos através de uma metodologia chamada ‘Marco da Cidadania Ativa’. Este método consiste na identificação de problemas relevantes e na formação de parcerias para identificar as causas reais dos problemas, visando soluções sustentáveis.

Atualmente, a JCI reúne mais de 200 mil pessoas, em 110 países. As organizações locais estão espalhadas por mais de seis mil comunidades. Em Jaraguá do Sul, além do Dia Mundial da Limpeza, a JCI promove projetos como o projeto Oratória nas Escolas, Campanha Natal do Bem e capacitações abertas à comunidade, além de outras ações sociais pontuais.

A origem do Dia Mundial da Limpeza

A ideia de criar o Dia Mundial da Limpeza surgiu em 2008, quando a população da Estônia decidiu limpar o país coletivamente. Foram reunidas 50 mil pessoas com o objetivo de recolher o lixo em cinco horas de trabalho. Na época, havia cerca de 10 mil toneladas de resíduos descartados de forma ilegal na região.

Você também pode participar do Dia Mundial da Limpeza

Para ser um líder ou voluntário no Dia Mundial da Limpeza, que será realizado no dia 17 deste mês, basta entrar em contato com a JCI Jaraguá do Sul, através do telefone/WhatsApp (47) 98881-8686.

 

Voluntários parceiros confirmados na ação de 2022:

Rotaract Jaraguá do Sul
Desbravadores Vale do Sol
Desbravadores Vale do Norte
Desbravadores Águias da Figueira
Bugbee
Clube de Canoagem Kentucky
Voluntários WEG
Amigos em Ação
Indumak
Grupo Jovem Voluntário (Colégio Evangélico)
KWB Comunicação
Escoteiros Jacoritaba
Rotaract Guaramirim
Laicato Jovem Marista

Apoiadores confirmados:

Samae
Defesa Civil
Fujama
Jaraguá Mais Saudável
Sesi
DentalPlus
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Viver Jaraguá