A população brasileira carece de educação financeira

Por: Editorial

30/05/2023 - 06:05

 

A educação financeira é um dos pilares da inclusão e cidadania. Como bem sustenta a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), “ao longo de toda a vida é necessário lidar com questões financeiras, pois somos agentes econômicos e nossas decisões sobre esse assunto impactarão no tempo presente e no nosso futuro.

A educação financeira é importante em todas as fases da vida, e aprender desde cedo ajuda a fundamentar nossos comportamentos”. Neste contexto, essa mesma entidade, criada através do Decreto Federal nº 7.397/2010, e renovada pelo Decreto Federal nº 10.393, de 9 de junho de 2020, sugere que “a escola é o ambiente em que crianças e jovens adquirem não apenas conhecimentos, como também a capacidade de viver em sociedade, fazendo escolhas que influenciarão na realização dos seus sonhos e suas atitudes influenciam na sociedade”.

Entretanto, a realidade brasileira está muito aquém do padrão ideal, quando o assunto é educação financeira. Mesmo que tenha se transformado em política de Estado, de caráter permanente, envolvendo instituições públicas e privadas em todos os âmbitos da federação, há muito que se caminhar.

Consciente disso, aqui em Jaraguá do Sul, a Secretaria de Educação segue investindo no Projeto de Educação Financeira para os alunos da rede. Somente neste ano, serão atendidos oito mil estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais.

Eles aprendem sobre dinheiro, troco, consumo consciente, a moeda atual, sua história, produção e consumo, organização, cuidados com o dinheiro e planejamento. Respectiva ação promove o fortalecimento da inclusão e cidadania, entre outras contribuições.