“Obrigado pela confiança e companhia e até breve!”

Prof. Diogo Benke | Reitor da Católica - SC

Por: Palavra do Reitor

15/07/2021 - 11:07

Olá. Esta é uma coluna muito especial, a última na qual falo com você, caro leitor do OCP, na posição de reitor da Católica de Santa Catarina. A partir da próxima segunda-feira, 19 de julho, assumirei um novo desafio profissional.

Nesses anos, tive um imenso aprendizado com a comunidade, marcado pelo senso inovador/empreendedor e extremo senso comunitário. Saio com a sensação de dever cumprido e confiante de que essa admirável instituição de ensino superior que é a Católica SC ficará em ótimas mãos. Não só pelo competente corpo docente, mas pelos nomes escolhidos para a gestão.

O colega Cleiton Vaz tem um currículo repleto de experiências, o que mostra a sua coragem para experimentar, aprender e ensinar, atributos indispensáveis em uma instituição de ensino. Estudou, e muito: possui graduação em Engenharia Química, especialização em Administração de Empresas, mestrado em Saúde e Meio Ambiente, doutorado em Engenharia Ambiental e realizou seu pós- doutoramento na área de nanotecnologia, na UQÀM (Université du Québec à Montréal).

Com uma carreira prévia de gestor na indústria, atua na área acadêmica desde 2005, nas funções de professor universitário, pesquisador e gestão institucional. Iniciou sua jornada no ensino superior em 2005 e, desde 2007, atua em posições de gestão na área. Em 2019, assumiu a nossa pró-reitoria Administrativa e, no ano passado, a função de vice-reitor. Na tarde de 2 de julho, foi convidado para assumir um novo desafio, desta vez, na posição de reitor. Ele está muito motivado e empolgado frente ao novo desafio e na expectativa de partilhar muitas conquistas.

A escolha do Cleiton foi uma escolha natural, decorrente do bom trabalho que já vinha desempenhando na função de pró-reitor administrativo da instituição há mais de dois anos. Ele tem demonstrado extrema competência em termos administrativos e em aspectos como inovação, agilidade e engajamento com a missão e valores da instituição.

O novo reitor espera, em sua passagem, deixar um legado alinhado com os grandes objetivos que a instituição teve desde a sua concepção como fundação, ou seja, contribuir para o desenvolvimento da nossa região por intermédio formação de cidadãos éticos, justos e comprometidos com a sociedade, atuação na comunidade com nossos projetos de pesquisa, extensão e o inestimável trabalho da nossa Pastoral. Tudo isso, sempre pensando na melhoria da qualidade de vida das pessoas e acreditando que a educação sempre será transformadora.

Cleiton contará com o suporte da nossa querida Anadir Elenir Pradi Vendruscolo. Ela é formada em Ciências Biológicas, especialista nas áreas de biologia e educação, mestre em Saúde e Meio Ambiente e doutora em Educação. Iniciou a carreira profissional como professora no ensino fundamental e médio.

Em 2021, completou 31 anos de trabalho na Ferj (Fundação Educacional Regional de Jaraguá do Sul), instituição mantenedora da Católica de SC. Nos últimos anos, vinha atuando na função de pró-reitora acadêmica e, agora, assumirá uma nova missão, como vice-reitora.

Esta competente dupla vai liderar o nosso time no desafio de dar continuidade aos processos de mudanças que vêm acontecendo no meio educacional. Desde antes do início da pandemia de Covid-19, a Católica SC já vinha em um processo focado em inovar nas metodologias de ensino e aprendizagem, melhoria dos espaços e experiência dos estudantes. No último ano, as mudanças se intensificaram e há no horizonte desafios ainda maiores, mas que certamente serão transpostos com a habitual excelência que a equipe demonstra.

Agradeço a todos os colegas pelos aprendizados que vivenciamos juntos e desejo que continuem fazendo o bom trabalho que já fazem. E que possam ser extremamente usados pelo nosso Deus nesta nobre missão de promover o desenvolvimento da sociedade por meio da educação.