“Pacientes mais jovens”

Por: Daniel Antonio Wulff

06/11/2018 - 09:11 - Atualizada em: 06/11/2018 - 09:45

A cirurgia de prótese no quadril é uma cirurgia de substituição articular, que consiste na retirada do osso com artrose do local, e a colocação de uma prótese na articulação.

A cirurgia apresenta altos índices de satisfação. Atualmente com a tecnologia de novas artroplastias (próteses), há uma indicação maior de próteses em pacientes mais jovens. Existe mais recentemente a prótese de dupla mobilidade, o que permite uma amplitude de movimento maior para os pacientes, sem o risco de deslocamento.

Estes pacientes podem praticar seus esportes com uma amplitude maior, mas evitando ainda o impacto. Podem realizar escaladas, exercícios na água, surfe, artes marciais, tênis recreativo e etc.

Diversos tamanhos e combinações de próteses permitem ao cirurgião escolher o melhor tipo para cada paciente, cada vez mais com resultados melhores.

Mas, ainda lembro que a indicação da cirurgia é a artrose avançada. Não podemos colocar próteses em pacientes sem a indicação clássica: dor forte, limitação.

Pacientes com dores leves e com pequenos desgastes no quadril não têm indicação cirúrgica de prótese, podem, portando, necessitar de tratamento conservador com fisioterapia ou cirurgia de vídeo do quadril.

Realizar cirurgia de próteses no quadril em pacientes mais jovens não era indicado de maneira alguma no passado. Temos também a opção de mini próteses de quadril em pacientes com menos idade, que pode ser combinada com a dupla mobilidade e o uso da cerâmica.

Combinações que permitem uma maior durabilidade da prótese e uma maior mobilidade para o paciente com menos idade realizar atividade física de baixo impacto. No passado, a prótese era realizada apenas para tirar a dor do paciente.

Hoje em dia, com os avanços, queremos oferecer uma qualidade de vida melhor para o paciente com a continuidade de práticas esportivas. Sempre lembro que é uma cirurgia que apresenta riscos, por isso, converse com o seu médico a respeito.

  • Sobre Daniel Antonio Wulff – CRM 8535 – Médico dos atletas e pós – graduado em cirurgia de joelho e quadril