“Cirurgia do menisco”

Por: Daniel Antonio Wulff

02/10/2018 - 15:10

A cirurgia de joelho teve inicio em  1920 , quando  um equipamento de ótica  rudimentar foi introduzido no joelho pelo japonês Kenii Takagi, realizou a primeira artroscopia  de joelho.   Daquela época  , muito evoluiu nesta cirurgia.  As lesões de menisco são muito comuns. Estudos comprovaram que mesmo joelhos sem sintomas  apresentam lesões de menisco na ressonância nuclear magnética.

Os meniscos tem função principal de absorver impacto no joelho. As lesões do menisco podem ter origem traumática, exemplo no futebol ou qualquer outro esporte, ou mesmo em casa com um entorse. As lesões também podem ser degenerativas do menisco, ou seja, o menisco pode gastar e mesmo sem trauma pode começar a romper e doer. Os sintomas mais comuns são travamento do joelho, edema, estalos.

A cirurgia artroscópica  é indicada para casos de lesões de menisco e cartilagem que não melhoraram com os processos de fisioterapia e ou  infiltração no joelho. Uma vez que o tratamento não cirúrgico falha, a cirurgia é indicada. Pode ser feito a resseção, reparação ou sutura do menisco.

Antigamente o procedimento padrão era a resseção aberta do menisco. Com os estudos do menisco, e a verificação da importância na lubrificação e absorção de impacto, os meniscos foram cada vez sendo menos ressecados.

Na década de 1990, com o aprimoramento das técnicas, o menisco começou a ser reparado. Apenas pequenos fragmentos do menisco são retirados.

Recentemente, com o aprimoramento dos matérias de sutura de menisco, o menisco passou a ser suturado com mais freqüência, mas nem todos os meniscos podem ser suturados, existe uma indicação precisa para tal.

Pacientes com lesões muito crônicas ou lesões por desgaste, a sutura de menisco quase não tem indicação. A indicação maior são lesões agudas e em pacientes mais jovens que tem uma lesão mais periférica e bem vascularizada do menisco. A cirurgia de vídeo também apresenta riscos, converse com o seu medico a respeito.