“Artrose do joelho”

Por: Daniel Antonio Wulff

27/11/2018 - 09:11 - Atualizada em: 27/11/2018 - 09:40

A artrose no joelho são lesões de cartilagem que provocam diversos sintomas. Entre eles, estão dor no joelho após esforços e melhora com o repouso; rigidez ao se levantar da cama de manhã ou após longos períodos de repouso; presença de estalos e inchaço; sensação de aumento de tamanho do joelho devido ao crescimento dos ossos ao seu redor; limitação dos movimentos; dificuldade em apoiar a perna no chão; músculos da coxa mais fracos e mais atrofiados.

Com o passar do tempo, essa doença do joelho vai piorando e começam a surgir sintomas como deformidades da articulação e muitas dores, fazendo com que o paciente tenha dificuldade para andar e maior tendência a mancar. O que pode provocar esta alteração? É o desgaste natural da articulação, que ocorre devido à idade; estar muito acima do peso; traumatismo direto, como cair de joelhos; doença inflamatória associada ao uso indevido da articulação.

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico? O tratamento para artrose no joelho pode ser feito com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, colágenos, glicosaminas que ajudam na restauração da articulação, ou seja, é a ortopedia regenerativa.

Além disso, é importante realizar fisioterapia e, nos casos mais graves, pode-se recorrer à infiltração com gel de viscosuplementação ou até mesmo a uma cirurgia, que pode ser uma artroscopia como a limpeza articular dos restos de fragmentos que liberam substâncias que inflamam muito a articulação.

A cirurgia é indicada quando a pessoa não apresenta melhora dos sintomas, continuando com dor, dificuldade de subir escadas e abaixar, mesmo depois de meses de tratamento convencional, com remédios, e fisioterapia.

A operação pode ser feita retirando o joelho e colocando uma prótese em seu lugar. Depois disso, a pessoa geralmente se recupera completamente, mas é preciso fazer sessões de fisioterapia e acelerar a recuperação.

Tire suas dúvidas com um ortopedista, ele é o único capacitado para responder estas questões e explicar o risco e beneficio de cada tratamento.

  • Sobre Daniel Antonio Wulff – CRM 8535 – Médico dos atletas e pós-graduado em cirurgia de joelho e quadril