O desenvolvimento infantil é parte fundamental do desenvolvimento humano. Nos primeiros anos de vida de uma criança, a prática da psicomotricidade se torna essencial, pois são movimentos responsáveis por trabalhar e desenvolver diversos aspectos como o motor, o cognitivo e o afetivo.

Na Educação Infantil Marista, a psicomotricidade é uma base extremamente importante da linguagem corporal. Nas aulas, os alunos são estimulados a desenvolver seus movimentos de maneira lúdica, o que evita futuros distúrbios de aprendizagem. Dessa forma, a criança é levada a tomar consciência de seu corpo e da lateralidade, a situar-se no espaço, a gerenciar seu tempo e a adquirir habitualmente a coordenação de seus gestos e movimentos. A psicomotricidade não é apenas uma prática preventiva, mas educativa de grande importância, que contribui na aquisição da autonomia para a aprendizagem e facilita o processo de alfabetização nas escolas e socialização entre as crianças, além de favorecer as trocas afetivas.

Nesse sentido, vê-se que quanto mais cedo a criança frequentar a escola, melhor será seu desenvolvimento total, uma vez que as aulas de linguagem corporal trabalham com experiências enriquecedoras baseadas na psicomotricidade. Nessas aulas, movimentos como o da pinça são otimizados desde os primeiros anos de vida, facilitando futuramente o processo da escrita.

As interações vivenciadas pelas crianças ao frequentarem a escola enriquecem seu desenvolvimento. Eu como professora de linguagem corporal, acredito que não existe limite inferior de idadeexiste idade mínima para começar a desenvolver as qualidades motoras. Quanto mais cedo as crianças forem expostas a atividades que desenvolvam suas capacidades motoras, de equilíbrio e de lateralidade, mais sucesso as terão futuramente.

Portanto, a psicomotricidade na Educação Infantil é de extrema importância, já que garante o estímulo ao desenvolvimento físico e intelectual das crianças. A linguagem corporal é justamente ‘a responsável por trazer esse objetivo à tona, e garante por meio de atividades lúdicas que elas desenvolvam suas capacidades de movimento da melhor forma.

Aline Cristine Spengler de Andrade Lana é professora do Colégio Marista São Luis, graduada em Licenciatura em Educação Física e pós-graduada em Psicomotricidade na Educação Infantil, Séries Iniciais e Educação Especial