“Projeto Interioridade: crianças aprendem o desenvolvimento emocional”

Imagem divulgação Colégio Marista

Por: Colégios Marista - São Luis

29/03/2022 - 07:03

O ano de 2022 vem sendo especial para os Anos Iniciais do Colégio Marista São Luís. Desde os primeiros dias de aula, vivenciamos o Projeto Interioridade com as alunas e alunos deste segmento.

O Projeto Interioridade não tem dia e nem hora marcada; ele acontece para contribuir com o desenvolvimento interior e emocional de cada criança. É um momento muito significativo, de parada, reflexão e expressão dos sentimentos vividos e sentidos, em que as crianças têm total liberdade para expor ou não seus pensamentos e as suas emoções sem qualquer julgamento.

Esta proposta segue passos bem específicos, que denominamos Ciclo Pedagógico na Educação de Interioridade: a harmonização (o que vivemos?), a sintonia (o que aprendemos?) e as ressonâncias (o que interiorizamos?). Por isso, os momentos de Interioridade acontecem sempre na seguinte sequência. Eles se iniciam com as Boas-vindas ao Silêncio, em que as crianças são convidadas a um momento de escuta interna, quando lhes é apresentado um símbolo, um gesto, uma palavra ou uma frase para poderem referenciar seus pensamentos.

Então ocorre a Descoberta do Silêncio, quando recebem explicações e orientações sobre o caminho a ser percorrido em seu interior para a busca de perguntas ou respostas pertinentes ao tema abordado. Em seguida, vêm os Movimentos Especiais, hora das experiências para aguçar os sentidos da visão, do tato, da audição, do olfato ou do paladar juntamente com a imaginação criativa, a fim de que os estudantes tomem consciência do seu ser interior.

Para finalizar a experiência, chega o momento em que, juntos em uma roda, vivenciamos mais um momento de silêncio, que antecede o compartilhar livre dos passos anteriores. É uma espécie de conclusão, em que fazemos relações interessantes entre os momentos vividos, sentidos e o contexto de vida de cada criança.

Estas incríveis experiências são registradas no que chamamos Diário de Bordo. Contudo, estes registros não são um fim em si mesmos, pois retornamos a eles de tempos em tempos para modificá-los ou não, conforme o que é vivido e sentido durante o ano.

O experimentar, descobrir e aprender formam um ciclo sem começo e nem fim, para potencializar as capacidades dos alunos e alunas de recordar, revisar e avaliar suas próprias histórias como protagonistas.

A professora Andrea Demarchi Hanemann é pedagoga licenciada em Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil do Colégio Marista São Luís.