“Na Educação Infantil Marista, brincadeira é coisa séria: A construção de espaços de aprendizagem com brinquedos de largo alcance”

Foto divulgação

Por: Colégios Marista - São Luis

19/07/2021 - 17:07 - Atualizada em: 19/07/2021 - 17:32

Você já ouviu falar em brinquedos de largo alcance? São aqueles que temos em casa, confeccionados a partir de elementos da natureza ou materiais recicláveis. Eles são essenciais para enriquecer a aprendizagem, especialmente na primeira infância.

Brincadeira é coisa séria e, agora, eu te convido a repensar o seu conceito de brincar. Aqui na Educação Infantil do Marista, diariamente exploramos espaços de aprendizagem como o pomar, o quiosque e a horta, que nos colocam em contato com a natureza e possibilitam que as crianças brinquem de maneira divertida e significativa. São espaços que enchem os olhos e as introduzem ao mundo da imaginação, prazer e diversão. Assim, elas aprimoram suas habilidades motoras, que são fundamentais para o processo de letramento e alfabetização.

Para muitos, a sujeira que os materiais naturais como as folhas, os galhos e as pedrinhas podem fazer é um empecilho para adotá-los. Mas a sujeira pode ser sinônimo de aprendizado. A experimentação é primordial para a estimulação, então é importante que a criança experimente, explore e se suje. Alguns outros materiais que podem ser propostos são colheres de pau; tampas de panelas; tampinhas de garrafas; argolas de cortinas; blocos ou pedaços de madeiras e retalhos de tecidos.

Os brinquedos estruturados continuam tendo um papel importante no aprendizado, mas quando a criança monta o mesmo quebra-cabeça duas ou três vezes, por exemplo, ela deixa de ser desafiada e a brincadeira vai perdendo seu encanto. Neste momento, é indicado o contato com brinquedos que não determinam o brincar e não trazem as regras prontas; que exigem autonomia, protagonismo e criatividade.

Além de proporcionar um espaço para brincar agradável e convidativo e trazer ao contato da criança brinquedos que ela possa manusear com autonomia, uma boa nutrição e cuidados com a saúde nos primeiros anos também vão afetar esse processo. Esses cuidados criam as fundações para as etapas posteriores, em que o brincar e a aprendizagem estão diretamente relacionados.

Na Educação Infantil Marista, acreditamos que ao dar os primeiros passos de vida escolar, através do brincar direcionado e planejado, introduzimos os saberes para a vida de maneira abrangente e segura, com foco nas múltiplas aprendizagens e nas individualidades de cada criança.

Zeneide de Lima é especialista em Pedagogia; Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia e orientadora educacional no Colégio Marista São Luís.