“Lição de casa é punição?”

Imagem divulgação Colégio São Luís Marista

Por: Colégios Marista - São Luis

15/03/2022 - 07:03

Após comentários feitos por um participante de um reality show brasileiro de que a tarefa de casa teria sido inventada “para punir as crianças”, o tema repercutiu e foi bastante discutido por pais, educadores, em redes sociais e mesmo na mídia. Parte da neurociência se debruça sobre este assunto, a fim de definir se os deveres de casa são realmente importantes para o aprendizado das crianças e adolescentes.

Para se discutir esta questão, primeiramente, é preciso pensar nas tarefas que os estudantes realizam prazerosamente, como praticar um esporte ou jogar videogame. Ao treinar, quer seja um ou o outro, o praticante melhora seus reflexos, amplia o repertório de estratégias e expande a capacidade de antecipar ou prever jogadas a partir de táticas depreendidas. Assim, praticando, torna automática as ações e se prepara para as próximas fases, que crescem em dificuldade e complexidade. Analogamente, os conteúdos escolares valem-se das mesmas premissas.

É importante ressaltar que a memorização faz parte do aprendizado. Para ela ocorrer, é necessário que a memória de curto prazo se transforme em memória de longo prazo. Isto somente será possível se o conteúdo estudado em sala for praticado, ou seja, quanto mais o estudante for exposto ao assunto abordado, maior será a chance de transformá-lo em memória de longo prazo/aprendizagem.

Este é o papel da tarefa, mas não é o único. A partir dela, é possível refletir sobre os pontos mais difíceis do assunto e buscar hipóteses para a solução de diversos problemas. Além disso, exercitar os conteúdos vistos em sala de aula também promove a independência, a responsabilidade e a autoestima. Por fim, realizar as tarefas diariamente e de maneira organizada é uma forma de estabelecer e desenvolver a autonomia de maneira crescente.

Portanto, a tarefa de casa contribui para o estímulo aos hábitos de estudo, na criação de responsabilidades em relação a este hábito e para o desenvolvimento de outras competências e habilidades que o estudante utilizará durante todos os anos escolares e na vida adulta, tais como resiliência e confiança, para citar somente alguns. À medida que a tarefa de casa é encarada por toda a comunidade escolar como uma excelente ferramenta de aprendizagem e fundamental a este processo, deixa de ser encarada como punição para os estudantes e passa a ser vista como intrínseca ao desenvolvimento cognitivo.

Para qualificar ainda mais o momento da tarefa de casa, os estudantes Maristas dos Ensinos Fundamentais – Anos Finais e Médio contam com um espaço adequado à realização das tarefas de segunda a sexta-feira, das 13h20 às 17h50. Presentes no espaço, no Colégio Marista São Luís, estão duas educadoras com habilitação em Língua Portuguesa e Matemática para auxiliá-los em suas atividades, organização da rotina de estudos e preparação para as avaliações.

Kátia Cristina Baungartner Zanghelini é licenciada em Matemática, bacharel em Ciências Contábeis e professora de Matemática do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Luciana Emilia Merlin Morescki é licenciada em Letras Português e professora de Língua Portuguesa e Literatura do Novo Ensino Médio no Colégio Marista São Luís