“Cidadãos globais com valores para a vida”

Por: Colégios Marista - São Luis

22/03/2022 - 07:03 - Atualizada em: 22/03/2022 - 08:26

GLOBAL CITIZENSHIP: a dream to pursue! A cidadania global está hoje mais presente do que nunca! Pensar em educação atualmente, em especial nestes últimos dois anos em que a aceleração foi intensa na área tecnológica, implica refletirmos nos significativos avanços que podem ocorrer em um curto período de tempo. Quando pensamos em educação do século XXI, logo vem à mente conceitos de desenvolvimento de competências e habilidades como criatividade, pensamento crítico e soft skills. E apesar dos grandes desafios implícitos na missão de educar em tempos tão incertos, os ganhos também são inúmeros, pois refletem em novas práticas e abordagens. Neste contexto a internacionalização é uma área que vem ganhando força, pois os avanços propiciam conexões significativas, que extrapolam o âmbito empresarial e universitário para alcançar o mundo escolar.

A internacionalização é um caminho que dá acesso aos mais diversos conhecimentos, sendo o inglês, o idioma mais associado a esses processos. Além disso, o avanço das correntes de bilinguismo no Brasil contribui para tal associação. No entanto, o processo de internacionalização se dá por muitas linguagens e línguas, e implica a quebra de barreiras e fronteiras. O intuito é formar cidadãos globais, conscientes de seu papel no mundo, do impacto que são capazes de produzir, além de estimular o desenvolvimento nos âmbitos cognitivos, socioemocional e comportamental. A exposição e conhecimento de várias realidades, traz consigo o potencial de desenvolver a consciência global, estimulando o diálogo, a tolerância e a consciência coletiva – todos os aspectos essenciais para um bom convívio em sociedade e cuidado com o planeta.

No Colégio Marista São Luís, buscamos desenvolver a internacionalização em vários projetos com a qualificação da língua inglesa no currículo, exposição intensificada a língua na atividade extracurricular do Marista Idiomas, na oferta de intercâmbios acadêmicos, serviços de college counseling – aconselhamento universitário internacional, além de participação em projetos acadêmicos internacionais. O Instituto Marista, nascido na França e com presença significativa em muitos projetos educacionais e sociais em mais de 80 países, carrega em seu DNA a internacionalização e o desenvolvimento de cidadãos globais, permeados por valores que preparam para a vida.

To become a global Citizen? Yes, definitely a close reality!

Prof. Fabiane Grutzmacher de Paulo, Coordenadora de Internacionalização no Colégio Marista São Luís, graduada em Letras Português e Inglês. Pós-graduada em Supervidao, Orientação e Coordenação Escolar e Neuropsicopedagogia. Fluente em inglês, alemão e Espanhol.