Na edição desta semana do Clube Baependi, trataremos de assuntos muito importantes: a obesidade infantil e a redução da prática de atividades físicas na juventude.

Segundo dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em conjunto com o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos, no Brasil, está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esses números alarmantes são ocasionados pelo aumento da urbanização, por uma maior renda familiar e por modos de vida sedentários. De acordo com a OMS, a mudança dos hábitos alimentares e a redução nas práticas de exercícios físicos têm gerado um desequilíbrio energético aos pequenos.

Essa alteração tem impactado diretamente a saúde, fazendo com que doenças normalmente desenvolvidas em adultos comecem a atingir as crianças muito cedo. Alguns exemplos dessas doenças são diabetes, hipertensão, distúrbios psicológicos, doenças cardiovasculares e obesidade.

Para evitar a obesidade infantil, é necessário acompanhar a alimentação dos pequenos, evitando açúcares, refrigerantes e alimentos com alto valor calórico. O ideal é adotar uma alimentação saudável com legumes, verduras, peixes e, sempre que possível, manter a regularidade nos horários das refeições.

Outra medida para evitar a doença é a prática de esportes: além dos benefícios físicos, exercícios aumentam a interação social e fazem com que as crianças permaneçam mais tempo longe da TV e de aparelhos eletrônicos em geral. Por isso, o clube Baependi incentiva a prática de esportes pelas crianças.

Se você não sabe qual atividade esportiva seria mais interessante para seu filho ou sua filha, sugerimos algumas modalidades oferecidas por nós e explicamos seus benefícios:

O futebol aumenta a potência muscular das pernas, melhora a capacidade cardiovascular, estimula a velocidade de reação e a coordenação motora.

Além disso, esse esporte contribui para o aumento da densidade óssea femural, da potência do salto e dos níveis de testosterona, o que fará com que se forme mais tecido muscular.

A natação estimula o tônus muscular e as articulações, melhora a capacidade cardiorrespiratória, previne e combate doenças. Além disso, também promove um sono tranquilo e desenvolve as habilidades motoras e neuromotoras.

O tênis mantém o corpo em forma e ajuda a estimular a disciplina, os reflexos, a psicomotricidade, o fortalecimento e a tonificação da musculatura.

O jiu-jitsu, também conhecido como arte suave, desenvolve o raciocínio, fortalece a autoconfiança e ajuda o equilíbrio mental. Esse tipo de luta promove o respeito aos companheiros e os sensos de disciplina e hierarquia.

Além dessas modalidades, contamos, ainda, com krav maga, bocha, bolão, streetball, slackline, squash, entre outras.

Faça uma visita ao clube e conheça nossas áreas para a prática de esportes!

-

Dr. Michel Jorge de Oliveira
Diretor Médico clube Baependi