“O homem e o esporte”

Por: Clube Baependi

26/09/2019 - 10:09 - Atualizada em: 27/09/2019 - 11:03

A coluna do Baependi essa semana irá contar a história de uma das principais atividades físicas praticadas pelo homem moderno “o esporte”.

Individualmente ou em equipe, os esportes estão entre as principais atividades praticadas pelo homem moderno. Segundo pesquisa do Ministério do Esporte do Brasil, realizada em 2013, quase metade dos brasileiros que praticam atividades físicas são adeptos de algum esporte.

Existem diversos estudos a respeito do surgimento do esporte, muitos historiadores divergem sobre a data inicial dessa prática considerada mais antiga que cristo. Porém muitos concordam que antes mesmo de serem considerados uma atividade voltada para a saúde, lazer e entretenimento, ela já era praticada por seres primitivos para a sobrevivência de diversas maneiras, seja através luta, corrida, salto, lançando objetos, atirando com arco e flecha, nadando, entre outras atividades que hoje são modalidades específicas.

Cada país possui modalidades esportivas mais comuns ao seu povo, seja em razão das condições climáticas, culturais ou até mesmo físicas de cada povo. Na China um dos esportes mais populares é o tênis mesa; na Austrália é o rúgbi; no Quênia é o atletismo; no Canadá o hóquei no gelo. Já no Brasil a paixão nacional é o futebol que é uma das práticas mais populares do mundo.

Já reparou que ao parar de praticar esportes, você se cansa mais rápido, fica sem folego com menor atividade e sente seu coração acelerar? Além disso, quando você não pratica esportes, aos poucos perde a amplitude dos seus movimentos e força muscular. Com a ausência da prática desportiva, o seu corpo reduz o consumo de açúcar e ele começa a se acumular, o que pode causar diabetes.

A hipertensão também passa a ser uma preocupação já que em virtude da capacidade cardíaca diminuída, o coração tem que fazer maior esforço para bombear o sangue, aumentando a pressão sanguínea.

Por outro lado, ao realizar esportes regularmente, você tem um aumento na oxigenação do cérebro, estímulo nas atividades cognitivas, aumento do colesterol bom, fortalecimento dos ossos, fortificação dos músculos, aumento da capacidade cardiorrespiratória e melhoria do sono.

Isso tudo se reflete não apenas em benefícios físicos, mas também psicológicos, pois além de melhorar diretamente sua qualidade de vida, ainda te ajuda a socializar, aliviar o estresse e esquecer as tensões do dia a dia.

O clube Baependi é um espaço com mais de 38.000² de área verde, perfeito para a prática de esportes, seja ao ar livre ou indoor. Nossos espaços estão constantemente passando por reformas para oferecer o que existe de melhor em nossas instalações.

Possuímos Canchas de bolão, estande de tiro, saunas masculinas e femininas secas e a vapor, piscina térmica, piscinas externas adulto e infantil, hidromassagem masculina e feminina, canchas de bocha, campos de futebol, quadras de tênis de lisonda e saibro cobertas e descobertas, quadra de streetball, quadras de squash, quadra de beach tênis, academia e muito mais.

Quer viver mais e melhor? Venha para a família Baependi.

Aotair Ronchi – Diretor Tênis