Neste dia 15 de outubro é celebrado o Dia dos Professores. Esses profissionais são essenciais para cada fase de nossas vidas, pois, além da responsabilidade de ensinar crianças, jovens e adultos dentro da sala de aula, eles também fazem parte da formação ética e cidadã de cada ser com o qual tem a oportunidade de interagir e trocar experiências.

Os professores são um pilar fundamental na educação. Eles compartilham conhecimentos que são capazes de impactar os rumos da sociedade de forma significativa. Todos os alunos que já frequentaram ou ainda frequentam uma escola ou universidade, sempre têm um professor marcante em sua vida, que o inspirou e incentivou a continuar estudando para um futuro melhor.

Esses profissionais motivam os estudantes, os encorajam a seguirem seus sonhos e promovem a ideia de igualdade e de oportunidade. Seus ensinamentos já começam na infância, seguem no ensino fundamental, médio, até chegar no ensino superior.

Em uma universidade, o papel dos professores se torna ainda mais amplo, pois eles estão em contato com acadêmicos de diversas profissões e propiciam o pensamento crítico, enquanto o aluno desenvolve habilidades e conhecimentos necessários para seguir na carreira escolhida. O professor universitário aborda diferentes ideias e conceitos sobre um mesmo assunto, e ensina seus alunos tanto na prática docente, em sala de aula, quanto compartilhando suas experiências na atuação social e no mercado.

Além disso, precisam estar envolvidos e atualizados com as mudanças constantes do mundo. Com a pandemia de Covid-19, por exemplo, a rotina das pessoas mudou e os professores precisaram desenvolver, em curto tempo, conhecimentos que saíram da rotina, aliados à tecnologia, permitindo que as aulas e educação continuassem à distância. E, mesmo com a volta dos encontros presenciais, eles continuam se adaptando, pois muitos alunos de ensino superior permanecem estudando de casa também. Assim, um novo desafio surge aos profissionais: manter aula híbrida, com estudantes na sala de aula e outros fora dela, ao mesmo tempo.

Na Católica de Santa Catarina, nosso corpo docente é caracterizado por professores com sólida formação acadêmica e atuação no mercado, mantendo o compromisso com a educação dentro e fora da sala de aula.

Reforçamos a nossa gratidão a cada professor que tem a nossa universidade como um local para transmitir seus conhecimentos, por ensinarem e aprenderem, por estarem dispostos a dedicarem seu tempo e seu esforço na formação de novos profissionais.

Sendo inspiração para tantos, e sendo um dos pilares da nossa instituição. Parabéns a todos os profissionais por nos ensinarem todos os dias!