Renato Russo, um dos grandes poetas da música brasileira, disse na bela “Índios” que “...o futuro não é mais como era antigamente”. Essa frase ressoa quando penso sobre a forma como encaramos a formação atualmente.
Estudar e atualizar são palavras imperativas para os nossos dias. Em tempos de digitalização frenética, o conhecimento também trafega e muda nessa super velocidade. Do ano passado pra cá, mesmo, tanto do que sabíamos e fazíamos mudou, não é mesmo?
Quando penso no que temos vivido lembro também da sempre inspiradora natureza. Já notou toda a demonstração de força e beleza que vem das ondas, por exemplo? Ela movimenta o mar e traz todo esse fluxo de renovação na vida marinha. Para quem não sabe nadar, ela pode até parecer ameaçadora. Agora, aquele que está provido da vestimenta, do equipamento e do conhecimento necessários, está capacitado a tirar o melhor dela e perceber todo o potencial do movimento. Atento ao timing, sobe na prancha e vê a praia de cima. Sente toda a adrenalina e o que, para alguns, é assustador, se converte em prazer e oportunidade.
Será que nossas vidas não são um pouco assim também? Pense comigo: o que mudou na sua rotina profissional em dez anos. Creio que a maioria responderá: tudo. Ficar parado no mar não é mais uma opção. Ter uma formação adequada é essencial, mas não é um fim em si mesmo. É o ponto de partida para você continuar em movimento. É por isso que hoje está tão em alta a Educação Corporativa, que compreende a filosofia que orienta todas as atividades realizadas para identificar, modelar, difundir e aperfeiçoar as competências essenciais para o sucesso da organização.
A partir de uma nova filosofia e de um novo desenho da área de Treinamento & Desenvolvimento, a educação corporativa possibilita as organizações assumirem a coordenação da gestão do conhecimento de seu negócio. Programas de Educação transformam e implantam as estratégias empresariais, por meio da gestão do conhecimento e de seu “Aprendizado Ação”, capaz de transformar intenções estratégicas em ações concretas, potencializando a competitividade de uma empresa e estimulando e disseminando a cultura da empresa.
A Educação Corporativa busca gerir as atividades de T&D em perfeita sintonia com a estratégia da Empresa, atuando com todos os integrantes da cadeia produtiva e de relacionamentos da Empresa: colaboradores, fornecedores e comunidade.
Para transformar o conhecimento em resultados, é fundamental unir o aprendizado à prática. O conceito de aprendizagem 70/20/10, desenvolvido pelo Centro de Liderança Criativa da Carolina do Norte, indica que a maneira mais eficaz de aprender e desenvolver uma nova habilidade ou comportamento é aplicá-lo na prática do trabalho e em situações da vida real. Este estudo sugere que a aprendizagem ocorre dentro da seguinte proporção: 70% no dia a dia, local de trabalho, experiências, tarefas e resolução de problemas. 20% com feedback e observação de outros profissionais que podem ser modelo.10% com treinamento formal.
Ciente da grande importância da gestão e evolução do conhecimento dentro das organizações, a Católica de Santa Catarina disponibiliza um programa de Educação Corporativa. Temos a expertise de décadas de atuação na formação superior catarinense, sempre conectada com as necessidades dos diversos segmentos da nossa economia.

Por meio do programa, ocorre a orientação estratégica do direcionamento dos esforços a serem empreendidos, tornando ágil a tomada de decisão e mais sinérgica a coordenação dos treinamentos e desenvolvimento dos colaboradores da empresa. Deixo aqui o convite para que você conheça a nossa Educação Corporativa e descubra como os programas e academias podem transformar a sua equipe.

Palavra do reitor Cleiton Vaz Católica SC

www.catolicasc.org.br Tel.: 0800-600-0005