Recontorno gengival trata-se de uma cirurgia com o intuito de realinhar os níveis da gengiva, aumentando a exposição dos dentes e desta forma contribuindo para um sorriso mais harmonioso. São os detalhes que contribuem para o sorriso perfeito. Muitas vezes a pessoa observa seu sorriso e algo a incomoda, mas ela não consegue perceber o que exatamente não está legal.

Em várias situações como esta pode ser uma gengiva em excesso sobre a coroa do dente, deixando-o com aspecto de dente curto ou mesmo alturas gengivais desalinhadas. A cirurgia é tranquila, delicada e indolor, realizada sob uso de anestesia local.

Quais os casos em que o recontorno gengival está indicado?

Este procedimento é indicado em pessoas com as margens gengivais desalinhadas de forma que comprometa a estética do sorriso, sorriso gengival, gengivas crescidas em decorrência do tratamento ortodôntico, gengivas crescidas em decorrência do uso de determinados medicamentos e pequenas correções em um ou outro dente a fim de realçar a beleza natural do sorriso.

Quais os cuidados pré e pós-cirúrgicos?

Os cuidados principais pré-cirurgia dizem respeito ao controle de placa, ou seja, ter uma ótima higiene. Não é indicado realizar cirurgias em gengivas inflamadas. Então nestes casos, que ocorrem principalmente em pacientes que usam aparelhos ortodônticos, precisamos inicialmente fazer um tratamento para eliminar a inflamação gengival para depois realizarmos o procedimento do recontro.

Como todo procedimento cirúrgico, também fazemos previamente a cirurgia uma investigação da saúde geral do paciente para avaliarmos se ele esta apto a passar por este procedimento.

No pós-cirúrgico, alem dos cuidados com a higiene que inclui uso de bochechos específicos para o caso, conta também com cuidados na alimentação. Além disto, exercícios físicos estão limitados durante certo período. Usar corretamente a medicação prescrita é essencial. A recuperação é tranquila e geralmente não ocorre inchaço.

Quanto tempo aguardar pós recontorno gengival para a realização de tratamentos protéticos?

Em muitos casos o recontro gengival é realizado previamente a realização de lentes, próteses ou facetas cerâmicas. Vale lembrar que o momento de corrigir os problemas de altura gengival é no mínimo 90 dias antes do tratamento protético.

Embora visualmente antes deste período a gengiva já esteja aparentemente cicatrizada, o tecido leva 3 meses para a completa cicatrização. Desta forma, para que ela se mantenha na altura correta em relação a lente, coroa ou faceta devemos aguardar o fim do período de cicatrização gengival.