“Terapia manual”

Por: Bruno Francisconi

18/10/2018 - 14:10 - Atualizada em: 18/10/2018 - 14:42

Os problemas na coluna vertebral exigem mais do que apenas calor e “choquinho”. Esse modelo de tratamento é algo ultrapassado. Um método que realmente faz diferença na velocidade e qualidade do tratamento é a terapia manual. Hoje, dois métodos que vêm fazendo a diferença na vida dos meus pacientes são o McKenzie e a Osteopatia. Quando comecei a trabalhar na área de fisioterapia, confesso que não gostava de atender coluna, pois via que meus pacientes demoravam muito a responder ao tratamento e sempre tinham recaída.

Então, decidi começar a estudar sobre métodos mais eficazes nesse tipo de tratamento. Em 2014 fiz meu primeiro curso de terapia manual, o método Maitlad, e logo comecei a aplicar em meus pacientes. Com isso, comecei a perceber que os pacientes começaram a parar de sentir dor mais rápido, o que antes muitas vezes levava 30, 40 ou 50 sessões começou gradativamente a diminuir, então decidi começar a atender alguns pacientes com apenas o método Maitlad e o resultado foi ainda mais efetivo.

Com isso percebi o quanto era importante a terapia manual para meus pacientes e desde então nunca mais parei de estudar sobre. Em 2017, me formei do Método McKenzie e com esse método consegui algo que antes era quase impossível, atender aqueles pacientes críticos, com travamento lombar ou cervical, dores alucinantes com irradiações e até dormência de um dos membros. E o melhor de tudo é ver esse paciente em poucas sessões praticamente não ter mais dor alguma.

Tive casos de pacientes que chegaram à cadeira de rodas, sem conseguir caminhar de tanta dor e com cinco atendimentos já estava andando normalmente. A parte mais interessante desse método é a possibilidade de fazer o paciente se tornar independente sobre sua dor. Fazendo os exercícios propostos, a chance de voltar a ter dor é muito baixa, mas caso isso aconteça ele próprio pode apenas com esse exercício eliminar a dor ou o travamento sem haver necessidade de gastar com remédios ou até mesmo uma nova consulta. Como costumo falar para meus pacientes, meu objetivo é  atender o paciente uma única vez, e que depois disso ele nunca mais precise de mim de novo,

pois só assim meu tratamento foi realmente eficaz. No início deste ano iniciei mais uma  pós graduação, essa em osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid, a melhor e maior escola do gênero do mundo, e mais uma vez me surpreendi com a velocidade de melhora da dor em meus pacientes. Com esse método consigo mobilizar e manipular os pacientes de forma mais eficaz, e com isso o tempo de alívio da dor é menor, muitas vezes até imediato. Hoje, o que eu levava 40 sessões para alcançar, na grande maioria do tempo leva menos de dez sessões. E com isso consigo me concentrar em fortalecer a coluna do paciente, fechando assim um tratamento 100% eficaz.

A sua coluna precisa ser cuidada por quem estudou para isso, ainda estuda sobre isso e principalmente num lugar especializado em coluna, um ambiente apropriado, com uma tecnologia de última geração em tratamento de coluna (e hérnia de disco) e os melhores métodos do mundo em um só lugar vai fazer a diferença entre tratar e não dar certo e nunca mais sentir dor.