A dirigibilidade do carro é um fator muito importante para segurança e conforto, por isso, é preciso dedicar uma atenção especial aos indícios de que o carro necessita de balanceamento e geometria. Caso o veículo não esteja equilibrado desgastes desnecessários podem acontecer.

Antes de tudo é fundamental saber a diferença entre balanceamento e geometria.

Balanceamento

Tem a função de equilibrar o conjunto de pneus e rodas e é efetuado por máquinas próprias para tal finalidade. Aplicam-se pequenos pesos (normalmente chumbos) nas bordas do aro para que a roda não oscile e nem trepide durante o rodar do veículo. Barulhos estranhos quando a velocidade está acima dos 60 km/h também indicam problemas com o balanceamento.

Geometria ou alinhamento

Já sentiu que o veículo está puxando para um dos lados quando você solta o volante? É um sinal que mostra a necessidade de fazer a geometria.

É o procedimento ao que se submetem todos os componentes da suspensão dianteira, e traseira. O correto é que as rodas formem ângulos específicos com o solo e também entre si, tudo isto para que o carro ande em linha reta, e o volante retorne automaticamente ao centro após uma curva.

É natural que estes componentes precisem ser revisados conforme a quilometragem rodada aumenta. Carros que transitam em terrenos com irregulares e com buracos sofrem um impacto maior no desgaste e desequilíbrio da dirigibilidade.

É importante ressaltar que apesar de serem ajustes diferentes eles se complementam, por este motivo é comum que tanto a geometria quanto o balanceamento sejam feitos juntos. O impacto desta manutenção é na saúde dos pneus, amortecedores e rolamentos.

Verifique os indicativos de problemas e marque uma revisão.

Onde encontrar

A Mecânica Baumann fica na rua Prefeito José Bauer, 826, bairro Rau, em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone (47) 3273-5605 ou Whatsapp (47) 99154-9452.