“Ar-condicionado automotivo: a manutenção correta pode evitar doenças”

Foto Divulgação

Por: Mecânica Baumann

21/07/2020 - 14:07 - Atualizada em: 21/07/2020 - 18:09

Nos dias quentes do verão ou no extremo frio do inverno, o ar-condicionado do carro se torna um alívio para os motoristas, refrescando ou aquecendo o ambiente interno dos veículos. Além de deixar a temperatura a bordo mais agradável, ele colabora na purificação do ar, filtrando impurezas, e ajuda a desembaçar os vidros em dias chuvosos.

Por essas e outras que, atualmente, o ar-condicionado automotivo tornou-se quase uma necessidade. Para os veículos que não possuem o aparelho, existem diversos kits, no mercado, direcionados para cada marca. Apesar de não terem a mesma eficiência dos originais de fábrica, cumprem muito bem a função.

Ao ser ativado, o ar-condicionado se aproveita do giro do motor, que através de uma polia faz o compressor funcionar. Está polia transfere ao compressor a energia vinda do giro do motor, e por isso podemos dizer que o funcionamento do compressor é mecânico.

Mas para usufruir do conforto proporcionado pelo aparelho, é preciso tomar um cuidado rigoroso com a limpeza e revisão – com trocas regulares do filtro, para garantir o bom funcionamento do equipamento.

Geralmente a revisão do aparelho deve ser feita a cada seis meses – o prazo exato consta no manual, mas agora, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o ideal é que o procedimento seja feito a cada três meses, evitando a proliferação do vírus.

Apesar da pandemia, não fazer a limpeza e revisão do ar-condicionado automotivo pode acarretar no acumulo de fungos, bactérias e ácaros, resultando em cheiros desagradáveis, além de o aparelho perder a capacidade de filtrar o ar que circula dentro do veículo e comprometer a qualidade do ar que você respira, provocando problemas respiratórios.

Nós da Mecânica Baumann realizamos não somente a instalação de condicionadores de ar em veículos, mas também fazemos toda a parte de revisão e limpeza dos aparelhos. Temos uma equipe especializada no assunto, pronta para esclarecer dúvidas e cuidar bem do seu carro.

Para evitar futuros problemas na sua qualidade de vida, siga as recomendações de manutenção e limpeza do ar-condicionado automotivo.

Onde encontrar

A Mecânica Baumann fica na rua Prefeito José Bauer, 826, bairro Rau, em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (47) 3273-5605.