Lunelli participa de encontro com governador de MG Romeu Zema

Por: Áurea Arendartchuk

26/05/2023 - 06:05 - Atualizada em: 26/05/2023 - 08:33

 

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) se reuniu, na quinta (25), com o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), durante evento organizado pelo Lide SC, grupo que reúne as principais lideranças empresariais do Estado. O encontro aconteceu no K-Platz Hotel, em São José.

Zema palestrou sobre como promover o desenvolvimento no atual cenário político e econômico. Natural de Araxá, no Triângulo Mineiro, o governador é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas e expandiu, em 30 anos, sua rede de lojas de 4 unidades para 430, atuando nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo.

No encontro, Zema contou que ao ser convidado para ingressar na política, relutou por sempre ter repudiado a classe. “Criticar é muito fácil, fazer é outra história. Por isso, resolvi aceitar”, lembrou.

A experiência como gestor foi aplicada no estado de Minas Gerais, buscando o reequilíbrio de caixa. “Fizemos um enxugamento brutal, com redução de contratos, tinha coisa que ninguém acompanhava e muita má fé. O setor produtivo é geralmente mal tratado pelo estado, eu estou lá dentro e percebo isso claramente. Não é fácil liderar com esse ambiente que foi se consolidando no Brasil nas últimas décadas”, argumentou.

Lunelli, que também saiu do setor privado para a política, elogiou o trabalho do governador e reforçou que a participação de pessoas comprometidas e capacitadas é fundamental para melhorar a gestão pública. “A experiência que tive como empresário me preparou para ser prefeito de Jaraguá do Sul e agora, deputado estadual. Tivemos muito êxito na administração municipal, recuperamos a capacidade de investimento próprio, desburocratizamos e conseguimos entregar serviços públicos muito melhores para a população”, comentou.

Zema foi convidado para fazer uma visita à WEG, em Jaraguá do Sul, nesta sexta-feira (26).

Titular da CPMI do 8 de janeiro, Amin diz que as “omissões são tão criminosas quanto as ações”

O senador Esperidião Amin é membro titular da CPMI de 8 de janeiro que teve a sua instalação nesta quinta-feira (25). Durante a sua manifestação, afirmou que seria muito ruim se o Congresso Nacional não realizasse essa comissão de investigação dos atos de janeiro. “Seria uma terrível omissão se o Congresso não constituísse e realizasse a CPI mista e realizasse uma investigação, no mínimo, para que a história não condene esta legislatura”, ressaltou Esperidião Amin.

Amin reafirmou que o Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) recebeu a notícia da invasão ao Congresso Nacional antes do dia 8 de janeiro. “Às 19h40 do dia 6 de janeiro, todo o Sistema Brasileiro de Inteligência, ou seja, 48 agências, recebeu a seguinte notícia: haverá invasão do Congresso Nacional. Então, nós também temos o dever de investigar as omissões porque tanto a investigação do Supremo quanto a do Distrito Federal não estão sendo ágeis. Pelas datas que eu já apresentei isso está bem claro. “As omissões são tão criminosas quanto as ações”, disse.

Em Jaraguá

A advogada Claudia Bressan Brincas, pré-candidata a vaga de desembargadora pelo Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de SC, tem feito um intenso roteiro pelo estado para reforçar o contato direto com a advocacia catarinense. Na quarta-feira ela esteve na subseção da OAB em Jaraguá do Sul e na quinta de manhã reuniu-se com um grupo de advogados. Ela já percorreu o Oeste, Norte e o Sul do Estado e nas próximas semanas vai para outras regiões.

Projeto aprovado

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, aprovou ontem o projeto de lei de autoria de Ronnie Lux (MDB) que cria o Programa Novos Frutos no município. O objetivo é promover o plantio ou reposição de árvores de espécies frutíferas em áreas públicas, visando diversos benefícios para a cidade e seus habitantes. O texto da matéria estabelece as diretrizes para a implementação do programa. Entre os destaques do projeto está a determinação de que o plantio ou reposição das árvores ocorrerá em áreas públicas da cidade e será realizado com espécies frutíferas mais adequadas a cada local. Lux destaca a importância da vegetação, especialmente das árvores, para as áreas urbanizadas. O projeto foi aprovado e enviado ao Executivo para sanção.