“Jaraguá do Sul recebe evento sobre boas práticas de gestão para prefeitos e vereadores”

Gestores públicos de 26 municípios da região Norte estarão reunidos na próxima terça-feira (9), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas) para o Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) .

Serão cinco oficinas ministradas por técnicos do TCE para prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, controladores internos, servidores municipais dos setores de recursos humanos e de licitações e conselheiros municipais. As palestras e oficinas são voltadas para promover boas práticas, aperfeiçoar a gestão e aproximar mais quem fiscaliza de quem aplica o dinheiro público.

O ciclo de estudos está acontecendo em todo o Estado desde o fim de junho, sendo definidas oito cidades para centralizar os eventos que devem reunir até o final deste mês mais de 4 mil pessoas.

Segundo o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, oferecer orientação técnica a esses gestores é uma das funções do Tribunal de Contas, assim como contribuir para o aprimoramento da gestão dos recursos públicos e para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão.

Inscrições

As inscrições online ainda estão abertas e podem ser feitas em www.tce.sc.gov.br, na área reservada aos “Destaques”. Nesta terça, também será possível se inscrever pessoalmente, desde que haja vaga.

Pavimentação

O Prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP), assinou na tarde de sexta-feira (5), a homologação da licitação que definiu a empresa vencedora para a pavimentação de toda a extensão das Ruas Norberto Silveira Junior e Athanásio Rosa, no Centro. Esta obra é uma demanda antiga da população e vai melhorar a mobilidade urbana e fortalecerá o comércio local. Na próxima semana será feita a assinatura da ordem de serviço para o início das obras.

Segundo o prefeito, o projeto prevê uma via moderna, respeitando a política de mobilidade urbana, com ciclovias, luz de led e toda a segurança necessária para o tráfego de pedestres, ciclistas e veículos.

Na foto, o prefeito com secretários, servidores e vereadores que se envolveram para que a obra fosse possível.

Foto: Divulgação

Feijoada

O Partido Novo de Jaraguá do Sul realiza neste sábado (6) a 2ª Feijoada da sigla que vai reunir filiados e convidados. O evento começa às 11h, no salão da Igreja Apóstolo Thiago, que fica na Rua Roberto Ziemann, 1554, no bairro Amizade. O valor do prato por pessoa é R$ 25.

Transporte especial

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Guaramirim (Demutran) Gladecir José Falcão, participou esta semana da sessão da Câmara guaramirense para prestar informações a respeito do Projeto de Lei que fixa normas para execução do serviço de transportes especiais.

Reciclagem

O programa Recicla CDL, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul, já encaminhou mais de 278 mil quilos de resíduos à reciclagem, desde 2010. No ano passado, quase 12 mil quilos foram recolhidos e, entre os pontos de coleta, a Católica SC ganhou destaque, sendo a mais participativa.

Doação  

Por isso, na sexta-feira (5), a unidade recebeu um computador montado pela empresa Weee Do, parceria da iniciativa, a partir de peças descartadas. Recentemente, a CDL também doou equipamentos à escolas Rodolpho Dornbusch e Padre Alberto Jacobs. Para participar, basta procurar um dos pontos de coleta. Eles estão instalados na CDL, no IFSC, WEG, Sipar, Lecimar e Católica SC.

Barragem

O diretor da Defesa Civil de Jaraguá do Sul Hideraldo Colle, o coordenador da Defesa Civil do estado Osvaldo Gonçalves, a diretora da Defesa Civil de Schroeder Tânia Dantas e o técnico da Celesc Silvio José dos Santos, estiveram na sessão de quinta-feira (4) da Câmara de Jaraguá onde para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre a situação das barragens que fazem parte do complexo da Usina do Bracinho em Schroeder. O requerimento para a participação deles foi do vereador Jaime Negherbon (MDB)

Segurança

O técnico da Celesc Silvio José dos Santos, que é responsável pelas barragens, explicou que, para a segurança dos moradores, a Celesc adota regras operacionais para garantir o bom funcionamento das estruturas e mantém os reservatórios sempre em níveis normais. Segundo ele, a usina adota procedimentos para um plano de emergência que visam prevenir catástrofes. Entre as ações, estão a notificação de mau funcionamento ou de condições de ruptura, identificação de falhas em acionamento de comportas, vazamentos e notificações de monitoramento eletrônico.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger