Governador de MG Romeu Zema visita a WEG e se encontra com integrantes do Novo em Jaraguá do Sul

Por: Áurea Arendartchuk

27/05/2023 - 06:05 - Atualizada em: 28/05/2023 - 14:35

 

O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) visitou, na tarde de sexta-feira (26), a sede da WEG em Jaraguá do Sul. Zema está em SC desde quinta-feira quando participou de evento organizado pelo Lide-SC, grupo que reúne as principais lideranças empresariais do Estado, em São José. O governador mineiro cumpre agenda de encontros empresariais e também políticos, dentre estes com lideranças do partido neste sábado em Balneário Camboriú. O 4º Encontro Estadual do Partido Novo de SC, acontece no Centro de Eventos de Balneário Camboriú – Júlio Tedesco e reunirá diversos nomes de destaque.

Na WEG, Zema se reuniu com executivos da companhia para discutir investimentos no Estado de Minas Gerais. Acompanhado do presidente da Companhia Harry Schmelzer Jr., o governador visitou as instalações fabris e assistiu uma apresentação realizada pelos executivos da empresa a respeito dos planos para ampliação da capacidade produtiva da WEG.

Atualmente a Companhia possui três unidades fabris no Estado de Minas Gerais: uma de transformadores e reatores, localizada em Betim, uma fábrica de Eletrocentros para geração solar e industriais, também em Betim, e uma unidade de transformadores para instrumentos e conjuntos de medição, localizada no município de Itajubá. Ao todo a WEG emprega mais de 900 colaboradores em MG.

Na foto, o governador Romeu Zema (C) ao lado do presidente da Companhia, Harry Schmelzer Jr e o dono da Rede OCP de Comunicação Walter Janssen Neto (D)

Eleições de 2026

Em Jaraguá do Sul, Zema também esteve reunido com integrantes do partido Novo da cidade e da região dentre eles o prefeito de Joinville Adriano Silva e o vereador Rodrigo Livramento. Nestes encontros o governador de Minas foi acompanhado do presidente nacional do Novo Eduardo Ribeiro que também é de SC.

Em entrevista exclusiva ao OCP, Romeu Zema destacou que admira muito Santa Catarina e destacou que Minas tem muito em comum com o estado catarinense. “ O presidente nacional do Novo Eduardo Ribeiro é daqui, além de ser o estado em que o partido mais cresceu e que mais elegeu vereadores. Fez o único prefeito, Adriano Silva, de Joinville. Então para mim que sou do partido Novo é um estado muito especial”, completou.

Com o nome apontado como forte candidato em 2026 para concorrer à presidência da república, tendo sido na última eleição grande apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao ser questionado sobre a possibilidade de ser candidato, Zema foi categórico em dizer que ainda é cedo para falar de eleições presidenciais.

“Está muito longe. Tenho muitos problemas para resolver em Minas neste momento, portanto ainda é cedo para falar. Cada coisa a seu tempo. Mas com certeza nós governadores do estados do Sul e Sudeste – inclusive estaremos nos reunindo em Belo Horizonte no dia 2 – vamos tentar lançar e apoiar um nome para 2026”, comentou.

Zema ressalta que os estados do Sul e Sudeste concentram 55% da população brasileira e precisam demonstrar seu peso. “O Sul e o Sudeste têm uma relevância muito grande no Brasil em termos de população e economia, mas nunca trabalharam unidos, coisas que às vezes as outras regiões fazem e acabam tendo uma relevância maior. Então nós queremos que o Sul e o Sudeste, que têm muitas características em comum, passem a trabalhar unidos, que apresentem propostas, porque aqui está mais da metade da população do Brasil e que precisa ser ouvida, para que realmente possamos ter uma participação mais efetiva no governo. Vamos trabalhar juntos para melhorar o Brasil”, enfatizou.

Foto: Fabio Junkes

Sobre Deltan Dallagnol

Ao ser questionado sobre a cassação do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos), atualmente articulista do OCP, Zema disse que apesar de não ser jurista ou advogado nota este fato como muito preocupante. “Me parece que tem sido algo quase que planejado devido ele ter participado no passado de investigações que interferiram nos interesses de alguém que hoje está novamente no governo federal. Pra mim é lamentável. Não considero justa essa ação conta Deltan e espero que ele seja reconduzido ao cargo”, finalizou.

Sobre Romeu Zema

Natural de Araxá, no Triângulo Mineiro, o governador é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas e expandiu, em 30 anos, sua rede de lojas de 4 unidades para 430, atuando nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo.

A experiência como gestor foi aplicada no estado de Minas Gerais, buscando o reequilíbrio de caixa. Na administração de Zema, reeleito ano passado governador, foi realizado um enxugamento brutal de gastos e redução de contratos e corte de 50 mil cargos comissionados.