Dr. Vicente pede que governo oficialize acordo para instalação de escritório consular da Itália em SC

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

25/05/2023 - 07:05 - Atualizada em: 25/05/2023 - 08:13

Durante reunião da Frente Parlamentar Santa Catarina/Itália, realizada ontem, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), coordenador do colegiado, cobrou agilidade do Estado na conclusão do processo que resultará na instalação de uma representação consular da Itália em Florianópolis.

Presente na reunião, o secretário executivo de Articulação Internacional, Juliano Froehner, afirmou que o trâmite está em fase final e que a meta é de instalação do escritório consular no segundo semestre. Inicialmente, a estrutura seria um “Sportello Consular“, representação diplomática vinculada ao Consulado Geral da Itália em Curitiba.

A preocupação do deputado tem justificativa. As tratativas com o governo italiano para instalação de uma estrutura consular na capital catarinense foram conduzidas pelo então cônsul geral da Itália em Curitiba, para o Paraná e Santa Catarina, Salvatore di Venezi, que deixou a função em março. Em caráter temporário, o cargo passou a ser ocupado pela regente Maria Salamandra, que já fazia parte da equipe diplomática de Savaltore. Ela ficará no cargo até a nomeação do novo cônsul pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália.

Participaram da reunião os deputados, Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Antidio Lunelli (MDB), Matheus Cadorin (Novo), Ivan Naatz (PL), Mario Motta, Delegado Egidio (PTB), Emerson Stein (MDB), Edison Massocco (PL), Maurício Peixer (PL) e Neodi Saretta (PT).

Desde 2018

Segundo Dr. Vicente a instalação do escritório em SC é o primeiro passo. “A expectativa é muito grande. Isso foi construído há muito tempo. Desde o meu primeiro mandato, em 2018, estamos batalhando. O Parlamento tem batalhado. Enfim, é um grande avanço sediarmos um escritório de negócios”, avaliou.

Caropreso afirmou ainda que solicitou ao secretário Froehner que a chegada do “ sportello” seja oficializada pelo governo catarinense, através de uma carta de intenções encaminhada para o Governo italiano. “ Para que tudo isso seja sacramentado”, salientou.

Juliano Froehner afirmou que irá direcionar esforços nesse sentido e que as tratativas estão bem encaminhadas. Ele explicou que o governo busca um espaço para abrigar os escritórios de representações consulares que já existem no Estado e outros em um mesmo endereço.

Atualmente SC conta com 100 mil catarinenses com dupla cidadania Brasil/Itália, sendo o segundo estado brasileiro com maior número de descendentes de italianos.

Assunto foi tratado pela Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália, da Assembleia Legislativa | Foto: Bruno Collaço /Agência AL

@@@@

Câmara derruba veto

Os vereadores jaraguaenses derrubaram, na terça-feira, o veto do prefeito Jair Franzner (MDB) a dois artigos do projeto de lei que estabelece a reserva de vagas em creches e escolas da rede pública municipal para dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto de lei ordinária nº 13/2023, de autoria dos vereadores Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PL), Jonathan Reinke (Podemos), Nina Santin Camello (PP), Osmair Luiz Gadotti (MDB) e Sirley Schappo (Novo), foi aprovado pela Câmara de Jaraguá do Sul em abril deste ano. Na justificativa, Franzner afirma entender que o acesso e permanência aos filhos de mães vulneráveis já são tratados como prioridade para matrícula e que, por este motivo, via razão para vetar os artigos.

Idealizadora da matéria, a vereadora Nina comentou que apesar do Executivo afirmar que já dá prioridade para matrículas de filhos de mulheres em violência doméstica, isso não estaria acontecendo na prática e que muitas mães que chegam à Procuradoria da Mulher da Câmara de Jaraguá pedindo ajuda, são a prova disso. Nina lamentou o fato de o Executivo ter protocolado na Câmara um projeto de lei com artigos idênticos aos vetados, mas com apenas a troca da palavra garantia por preferência. Para ela, dar preferência não é o suficiente para essas mulheres. “Defendemos constantemente que as mulheres que estão em violência precisam ir atrás de seus direitos”, enfatizou. O presidente do Legislativo Luís Fernando Almeida (MDB), anunciou que promulgará a lei, que passará a vigorar imediatamente.

 

CPI da Americanas

O deputado faderal Carlos Chiodini (MDB), que é o relator da CPI das Empresas Americanas S.A., realizou ontem a leitura do Plano de Trabalho que será o norteador para o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito, destinada a investigar as inconsistências da ordem de R$ 20 bilhões detectados em lançamentos contábeis das empresas realizados em 2022 e em anos anteriores. Estão listados no Plano de Trabalho do relator uma extensa lista de pessoas que devem ser ouvidas na CPI, entre elas, os diretores e ex-diretores da Americanas. Na lista, ainda constam para as oitivas, agentes públicos ou privados que participaram dos fatos e atos sob suspeição, ou sofreram, direta ou indiretamente, seus efeitos.