“Cinco partidos têm mais da metade dos eleitores filiados em Jaraguá”

Foto Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

04/05/2019 - 05:05 - Atualizada em: 17/05/2019 - 11:44

Cinco partidos, do total de 32 com registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) em Jaraguá do Sul, concentram ainda 59,2% dos 11.600 filiados no município. Os números foram atualizados no fim de abril pelo TRE e podem ser consultados no site do Tribunal.

O partido com maior número de filiados historicamente em Jaraguá é o MDB com 2.427. Isto representa 20,9% do total de mais de 11 mil eleitores filiados, seguido pelo PSDB, DEM, PP e PT que juntos contam com 38,3% (confira o gráfico ao lado). O MDB jaraguaense elegeu o deputado federal Carlos Chiodini em 2018. O PSDB, segundo maior em filiados, reelegeu o deputado estadual Vicente Caropreso.

Apesar da onda Bolsonaro, que garantiu mais de 83% dos votos para o presidente no município e que também levou à eleição do governador Carlos Moisés e do deputado federal Fábio Schiochet pelo PSL, o município conta, conforme o TSE, com 17 filiados registrados este ano o que representa apenas 0,14% do total de eleitores filiados no município.

Já o Partido Novo, que também teve o candidato a deputado estadual Leandro Schmöckel que conseguiu 23 mil votos e, por pouco não se elegeu, fechou a estatística do Tribunal Eleitoral em 65 filiados. A Lei dos Partidos Políticos (nº 9.096/1995) estabelece que as legendas devem entregar, anualmente, a relação aos juízes eleitorais de cada localidade sempre na segunda semana dos meses de abril e outubro.

Antes de dar publicidade às listas, a Justiça Eleitoral verifica se há duplicidades de filiação, o que não é permitido pela legislação atual. Nesses casos, é gerada uma notificação aos partidos e filiados envolvidos em duplicidade, e aberto prazo para a apresentação de resposta. Neste ano, o prazo vai até o dia 13 de maio, segundo cronograma previsto no Provimento n° 4/2019 da Corregedoria-Geral 

Continuação da Via Verde

Já foi publicado o edital para contratação de empresa que vai dar continuidade ao segundo trecho da Via Verde, no bairro Ilha da Figueira. A abertura das propostas está agendada para o dia 3 de junho, às 9 horas, na sala de reuniões da Gerência de Licitações e Projetos. O Edital foi esta semana no  Diário Oficial dos Municípios. O investimento inicial previsto no Edital é de R$ 5,8 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Obras

A empresa vencedora ficará responsável pelos serviços de engenharia, com fornecimento de materiais e mão de obra para pavimentação, drenagem pluvial, sinalização viária, terraplanagem e serviços complementares na Via Verde, na abertura da Rua 500 (que ligará com a José Theodoro Ribeiro) e na ciclovia do Parque Via Verde. A extensão total é de 2.368,27 metros. Paralelo ao Edital de abertura da rua, a Prefeitura trabalha na desapropriação dos terrenos abrangidos pela Via Verde, onde estão previstos investimentos de mais R$ 4 milhões. A Via Verde vai possibilitar a implantação de um binário com a Rua José Theodoro Ribeiro, na Ilha da Figueira desafogando o trânsito naquela região.

Sessão Solene

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realiza na próxima terça-feira (7) Sessão Solene em comemoração aos 100 anos da Sociedade Sport Club Estrella, nas dependências do Salão de Festas da Igreja Nª Senhora do Rosário, em Nereu Ramos. A sessão ordinária será itinerante e acontece no mesmo local, às 17h. A indicação para a sessão especial partiu do vereador Pedro Garcia (MDB).

Liberação

A defesa do ex-prefeito de Corupá Luiz Carlos Tamanini (MDB) conseguiu liminar para desbloquear a conta bancária do político. Segundo o ex-prefeito, sua defesa alegou que o valor que foi bloqueado era referente ao que ele recebia de aposentadoria o que seria inconstitucional reter este tipo de provimento. O bloqueio da conta bancária de Tamanini ocorreu por conta de denúncia do MP, que apontou que em 2016, quando ainda era prefeito, Tamanini teria contratado 8.200 horas máquinas para realizar o desassoreamento do Rio Novo. Uma ação, por improbidade administrativa, foi aberta pela juíza Candida Inês Brugnolli.

Quer receber as notícias no WhatsApp?