Candidato a reeleição em Guaramirim, Professor Chiodini diz que pretende intensificar investimentos na saúde e educação

Foto: Aurea Arendartchuk

Por: Áurea Arendartchuk

16/10/2020 - 06:10

A Coluna Plenário segue nesta sexta-feira (16) com a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Guaramirim.

A série começou ontem com o candidato Fernando Santer (MDB) e nesta sexta-feira é a vez do candidato à reeleição Luís Antônio Chiodini (PP). No sábado, quem encerra a sequência de entrevistas é o candidato Ramon Castro (PATRIOTA).

O atual prefeito Luís Antônio Chiodini, mais conhecido por Professor Chiodini, concorre à reeleição com vice Osvaldo Devigili (DEM) pela coligação “Trabalhamos para você – o desenvolvimento continua”.

Confira a entrevista:

Plenário – A chapa que se repete agora com o mesmo vice é uma aposta que pode dar certo? Por que?

As siglas que estão coligadas conosco [PP, DEM, PSD, PSL e PTB] viram que o vice Osvaldo Devigilini foi sempre um parceiro durante nossa administração e isto foi aprovado pelo povo. Hoje colocar um outro vice na nossa chapa de reeleição não faria sentido. Porque enfrentamos tudo junto, principalmente as tragédias ambientais que o município passou, e nunca fugimos dos problemas.

Adotei essa filosofia de trabalho e o Osvaldo também. Faz tempo que Guaramirim não tinha um vice com tanta expressividade. Por isso, foi unanimidade na hora de definirmos a chapa que iríamos continuar a parceria que se repetiu para esta eleição.

Plenário – Como está sua campanha, já que o senhor também precisa dividir-se com as funções de prefeito?

Quando me candidatei pela primeira vez eu era professor, me licenciei e conseguia me dedicar 24 horas por dia à campanha. Agora é diferente. Passamos por enxurradas e deslizamentos este ano, depois a pandemia e também o ciclone-bomba.

E estamos gerenciando e solucionando tudo isso. E não posso esquecer da atividade de prefeito, de atender as necessidades da população e isso faz com que a gente trabalhe dobrado, pois acabo me dividindo entre o trabalho administrativo na Prefeitura e a campanha em que temos muitas agendas de noite.

Mas é temporário. São menos de 30 dias para a eleição e a gente sabe que vai passar logo e queremos chegar lá no final com sucesso e com a chance de dar andamento aos nossos projetos para o município.

Plenário – O que o senhor destaca em seu plano de governo para esta campanha eleitoral?

Fizemos um planejamento estratégico de desenvolvimento para Guaramirim e colocamos a área industrial em funcionamento, investimos pesado em infraestrutura urbana e mobilidade. Agora, vamos continuar estas políticas e intensificar o investimento na educação e na saúde.

Por exemplo, tínhamos um problema sério quando assumimos com os exames de ressonância magnética com filas de espera de até dois anos e meio e conseguimos reduzir para 30 dias. Também havia uma fila de cerca de 600 guaramirenses esperando por uma cirurgia de catarata e hoje está zerada.

Vamos continuar fazendo os investimentos na saúde com a clínica de fisioterapia, planejamos a construção de um novo espaço para o AME [Ambulatório Municipal de Especialidades] que passamos de sete para 24 especialidades.

Hoje o guaramirense tem um consultório cardiológico próprio, o que torna Guaramirim um dos poucos municípios de SC que oferecem a consulta e os exames cardiológicos num mesmo local.
Também preparamos o município para receber novas indústrias e temos uma política voltada para as que já atuam na cidade.

Depois de todo este esforço para a duplicação da BR-280, o interesse de empresas para se instalar em Guaramirim, será grande. Prova disto é a área industrial que estava abandonada há 16 anos e, nestes últimos quatro, empresas já se instalaram lá e outras que vão se instalar.
Precisamos urgente de mão de obra e para isso queremos colocar em atividade o Cedup. Por meio de conversas com a gerência de Educação do Estado alinhamos os cursos que podem vir para o local e a esperamos para logo a liberação por parte da Vigilância.

Na questão da mobilidade, entramos na Prefeitura com 110 ruas asfaltadas e vamos entregar até o fim do mandato 150 ruas pavimentadas. No nosso plano também está continuar a concretagem dos acessos aos morros, até agora já pavimentamos mais de 20 ruas nestes locais.
Se temos uma boa infraestrutura, mobilidade urbana, boa saúde e educação e qualidade nos demais serviços oferecidos ao cidadão, com certeza isso vai retornar em impostos e aplicação de recursos do setor privado no município.

Plenário – Caso reeleito, qual será sua prioridade na formação da equipe de governo. O secretariado deve continuar?

Já avisei que até o dia 20 de dezembro todos os cargos comissionados serão exonerados e a gente sendo reeleito, vai conversar com os partidos da nossa coligação, mas não abro mão da qualificação para quem assumir um cargo. Não existiu neste meu mandato o famoso cabide de emprego e nunca vai existir. Logo que assumimos, reduzimos cargos e salários de comissionados o que levou a uma economia em quatro anos de mais de R$ 1 milhão.

E se estamos hoje com uma boa aceitação da população, mesmo com tantas intempéries que o município passou, a gente vê que acertou na administração e vamos seguir desta maneira. Quero continuar trabalhando do mesmo jeito com pessoas coerentes e qualificadas na Prefeitura e vale dizer que tivemos uma excelente equipe nestes quatro anos. Temos pessoas que se dedicaram em tempo integral durante a pandemia, e inclusive de outras áreas, assim como os servidores de carreira que ajudaram muito.

Plenário – O que o senhor acha que a população de Guaramirim espera do futuro gestor do Município?

Na minha caminhada agora para a reeleição, escuto muito as pessoas falarem que querem que o prefeito continue. Queremos continuar atendendo a população toda a segunda-feira ou quando vão no gabinete. Também queremos seguir com uma gestão transparente e com dedicação intensa, mostrando o que fazemos por meio das redes sociais e outros meios de comunicação.

Foi esta população que nos incentivou a ir para uma reeleição, e é dela que temos mais de 90% aprovação da nossa administração. Aceitamos as críticas que vierem, resolvemos as situações e trabalhamos para a construção de um município melhor.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul