“Coifas: veja como escolher o melhor modelo para sua cozinha”

Foto divulgação.

Por: Eixo 11

13/04/2020 - 16:04 - Atualizada em: 13/04/2020 - 16:42

Localizada sempre acima do fogão, ou cooktop, podemos dizer que a coifa já é um equipamento onipresente nas cozinhas, sendo ela a responsável por absorver a fumaça dos alimentos que estão sendo preparados e transferir para outro lugar.

Ao absorver a fumaça se evita que o vapor gorduroso e o cheiro dos alimentos se espalhem por toda a casa e isto facilita a limpeza do ambiente. Para escolher o melhor tipo de coifa para o sua casa, devemos nos atentar a 4 fatores: o posicionamento, o funcionamento, a área e, o que muitos não sabem, a vazão.

Existem ainda modelos diferenciados e mais recentes de coifa, como as de embutir (que ficam niveladas com a bancada, mas deve-se utilizar apenas com fogão de indução) e a coifa cujo motor encontra-se instalado distante do corpo da coifa, reduzindo os ruídos. Uma dica ainda é evitar coifas com vidro, pois dificultam a limpeza.

Primeiramente deve-se saber onde será colocado o seu fogão/cooktop, se estará localizado em uma ilha (bancada localizada no centro da cozinha) ou encostado na parede, essa informação definirá também o tipo de coifa que poderá ser aplicado. As coifas de parede, como o próprio nome já diz, devem ser fixadas em uma parede, sendo o modelo mais comum e mais em conta.

A coifa de ilha, por sua vez, exige mais atenção para sua instalação. Sendo aplicada quando o fogão se encontra na ilha, é mais cara que a coifa de parede pois precisa de revestimento dos 4 lados, enquanto o outro modelo só demanda 3 lados.

Sabendo qual será o posicionamento ideal para sua coifa, devemos escolher entre os dois modos de funcionamento existentes: exaustor e depurador, a divergência entre esses modos é o local onde o ar é jogado depois de ser sugado.

Enquanto a coifa do tipo exaustor suga o ar e o direciona para fora da casa, a coifa do tipo depurador filtra o ar e joga pra dentro do ambiente.

Por direcionar o ar de volta para o ambiente, a coifa depuradora possui uma instalação mais fácil, sendo aplicada fortemente em apartamentos ou em reformas que não comportam o outro modelo. Existe ainda o modelo de depuradores sem a parte da “chaminé”, indicado para cozinhas pequenas.

Entrando agora na parte mais técnica, quanto a dimensão, em suma uma coifa com 60cm de largura atende um fogão de 4 bocas, e uma coifa de 90cm de largura atende o fogão com 5 bocas, mas o ideal mesmo é que extrapolem 10 cm do comprimento do fogão, garantido melhor eficácia, outra medida importante é a altura que deve ser instalada a coifa, que é de no máximo 80cm acima do fogão.

O cálculo da vazão da coifa não é muito usual, mas se refere a capacidade da coifa de renovar o ar do ambiente no mínimo 12 vezes por hora, para isso você precisará saber o comprimento (C), largura (L) e altura (H) da sua cozinha, multiplica-los para achar o volume e multiplicar o resultado por 12h, ou seja, temos a formula da Vazão [m3/h] = (C x L x H) x 12h.

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram