“Arquitetura Sustentável”

Por: Eixo 11

01/02/2022 - 07:02 - Atualizada em: 31/01/2022 - 16:19

Crescente tendência, a sustentabilidade está cada vez mais presente nos projetos de arquitetura e decoração. Além de preservar o meio ambiente, soluções sustentáveis tendem a reduzir custos a longo prazo devido ao melhor aproveitamento dos recursos naturais. A ecoeficiência pode ser aplicada a qualquer projeto a partir de diferentes recursos, como adoção de portas de vidro para aproveitar melhor a luz natural ou a instalação de painéis solares, por exemplo.

Projetos de arquitetura e design ecológicos garantem ambientes muito mais relaxantes, leves, agradáveis e com muito bom gosto! Mas como aplicar a arquitetura sustentável na prática?

Ao projetar a parte hidráulica, por exemplo, há diversas medidas que podem tornar a sua obra mais sustentável. A primeira delas é a captação de chuvas, por meio de cisternas. A água coletada pode ser utilizada para a regar jardins, para piscinas e para higiene. Outra utilização muito indicada é o sistema de reutilização das águas de banho e da máquina de lavar. Que podem ser usados para a lavagem das áreas externas, por exemplo.

O uso de materiais reciclados também tem impacto no tempo de execução da obra — peças pré-moldadas ajudam a entregar construções de forma mais rápida e sustentável.

Energia limpa é um dos pilares da Arquitetura Sustentável. A tendência é a utilização da luz natural tanto para iluminar ambientes quanto para gerar energia. Incluir em projetos áreas que recebam grandes doses de iluminação solar é uma opção para evitar o consumo de energia elétrica.

Já bem difundida no Brasil, para o aquecimento de água em chuveiros e pias, a energia solar é uma das medidas mais comuns no que se refere à sustentabilidade nas obras. Em alguns casos, o sistema é capaz de representar uma economia de 60% na conta de energia elétrica.

Use plantas na decoração, esta é uma das maneiras mais fáceis de incluir a natureza em sua casa ao mesmo tempo que decora o espaço. As plantas fornecem mais oxigênio em todos os ambientes e ajudam a eliminar produtos químicos presentes no ar, deixando-o mais refrescante. A utilização dos jardins verticais são uma tendência, não apenas decorativa, mas para melhoria da qualidade do ar, pois a vegetação faz a filtragem.

Na hora de escolher os móveis da sua casa, o ideal são aqueles que passam por um processo de fabricação ecologicamente correto, tente encontrar móveis no estilo que você tenha preferência e sejam feitos a partir de matérias-primas materiais sustentáveis, como a madeira de reflorestamento. Além de lindos esses móveis duram por muito tempo.

A Eixo 11 Arquitetura, sempre utiliza a sustentabilidade para reduzir os danos ao meio ambiente e criar um sistema econômico que garanta qualidade de vida!

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram