“Gratidão”

Foto divulgação | Unsplash

Por: Andreia Chiavini

29/11/2019 - 09:11 - Atualizada em: 29/11/2019 - 09:42

Há tempos o homem se pergunta qual o segredo da felicidade. Eu tenho a minha resposta, seja grato. Funciona para mim e acredito que pode funcionar para você. A gratidão é uma das emoções mais espetaculares que o ser humano tem o privilégio de sentir.

Gratidão não é dizer muito obrigada por algo de bom que fizeram a você. Gratidão é a mudança de olhar, a forma de pensar e sentir diante de uma situação. No lugar de você olhar para os problemas, você começa a olhar para as bênçãos.

No lugar de você olhar para os obstáculos, você começa a olhar para as oportunidades, no lugar de olhar para o que não está dando certo na sua vida, você começa a olhar para o que está dando certo. Quando mudamos o olhar, mudamos os resultados.

Por isso estar feliz ou não é resultado do nosso pensamento, na nossa forma de enxergar as coisas. O que nos atrapalha é que somos insatisfeitos por natureza. Quando nascemos, a primeira coisa que fazemos é chorar, e nesta época, chorar dava resultado. Nós crescemos e continuamos chorando.

Acontece que o choro hoje não tem os mesmos efeitos que tinha para o bebê e acabamos viciando nosso olhar na reclamação. Nunca estamos satisfeitos com o que temos ou somos. Sempre queremos mais, ter mais dinheiro, melhor trabalho, melhor casa, um corpo mais bonito, e esse querer causa uma insatisfação pessoal que nunca chegamos lá. Quanto mais você reclama, mais você clama por isso. É isso que o nosso cérebro entende e o universo devolve.

A gratidão faz que nesse momento tudo o que tenho, não o que já tive ou o que vou ter, seja suficiente para que eu possa me sentir privilegiado para que eu não tome algo que parece banal como banal, porque nada é banal. A gratidão transforma o que você tem em suficiente.

A partir do momento que começamos a ser gratos pelo que temos e aceitar melhor o que não temos e que não podemos mudar, passamos a ser mais felizes. Isso não quer dizer que não possa sonhar mais, querer mais coisas, mas perceber e entender que isso que você tem é um privilégio, é não desperdiçar a vida.

A vida te dá mais do mesmo e o universo conspira a favor. O exercício de gratidão também favorece a saúde, física, mental e espiritual. O poder da gratidão é ainda maior e pode fazer muito mais por nós. É altamente benéfica para a saúde e para os relacionamentos.

Fortalece o sistema imunológico, as dores são menos percebidas pelo nosso cérebro, pois quanto mais felizes ficamos e mais hormônios do bem produzimos, menos sentimentos negativos sentimos. Dormimos melhor, temos mais energia e disposição, mais otimismo, prazer, alegria, permitindo uma interação social e diminuindo a possibilidade de depressão.

Este processo de gratidão e de valorizar o que tem, diminui a pressão arterial e consequentemente reduz o risco de infartos e AVC. Quanto mais grato, mais estou contente com a situação atual, não comparo com o passado e nem fico ansiosa com o futuro, estou aqui e agora e este é o único tempo mental que existe.

Esta semana estava almoçando num restaurante e fiquei observando uma senhora agradecendo sua comida antes de começar a comê-la. Me tocou profundamente, é um hábito fantástico que se perdeu com o tempo. Semeou uma reflexão interna de perceber o quanto a vida é abençoada por ter muitas coisas que outros não tem a oportunidade de ter.

Mas agradecer quando as coisas estão indo bem é tarefa fácil, difícil é ter a atitude de gratidão em momentos de turbulência na vida. Isso é verdade. Todos nós passamos por momentos difíceis, mesmo nas dificuldades, posso dizer que aprendi a ser grata por todas elas.

Comecei a perceber o benefício de ter o problema e comecei a dar mais valor pelas coisas em vez de toma-las por certo. Evolui como pessoa e hoje sou melhor, mais forte, não me tornei Poliana, apenas percebi nas pequenas coisas as maravilhas que tenho, sendo suficiente.

Ser grato pelas coisas boas que acontecem na sua vida, não significa que a vida é perfeita, os problemas e dificuldades existem, a questão é perceber o que tem de bom e ser grato por isso. E posso dizer que a gratidão me faz feliz, mesmo durante os momentos de turbulência.

Clínica Ser

Matriz: Rua Cel Bernardo Grubba, 62 • Contato: (47) 3371-6022
Filial: Av. Parque Malwee, 70, Barra do Rio Cerro • Contato: (47) 3273-1735