“Ano novo, vida nova!”

Por: Andreia Chiavini

02/01/2020 - 15:01 - Atualizada em: 02/01/2020 - 15:04

Adeus ano velho, seja bem-vindo 2020. Um novo ano, um novo ciclo, uma nova história a ser vivida. Ano novo, vida nova. Uma vida melhor do que foi, porque temos a escolha de fazer melhor.

Temos a oportunidade de colocar no papel aquilo que não fizemos no ano que passou e recomeçar. Começar de novo, remover tudo que não foi bom, que não valeu a pena, que não deu certo. O que sobrar, reconstruir. Fazer paradas, respirar e descansar.

Você pode sentir medo, sentir o coração palpitar, as pernas tremerem, mas o que importa é o que você vai fazer daí para frente, sem olhar de onde parou, mas olhando as possibilidades de novos caminhos, fazer novas paredes no lugar daquelas que os erros encheram de buracos e rachaduras.

Até as mais pequenas imperfeições podem ser removidas para que as novas estruturas possam ser sólidas. Para recomeçar é preciso ter em mente que tudo o que é bom deve ser refeito, revivido. Se nada mudar, invente e quando mudar, entenda. É começar do zero, reclamando menos e fazendo mais, falando mais com os olhos e menos com as palavras.

Recomeçar é enfrentar um céu em tempestade, é aprender lições nos fracassos, é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar dos desafios e períodos de crise. É atravessar desertos, é agradecer toda manhã pelo milagre da vida.

Para recomeçar não podemos ter medo dos próprios sentimentos, é falar de si e ter segurança para receber uma crítica. É ter coragem de dizer um não, ter maturidade para falar: eu errei, é ter ousadia para dizer: me perdoe, ter humildade para dizer: eu preciso de você, é ter capacidade de dizer: eu te amo.

Recomeçar é beijar seus filhos, curtir seus pais, é ter momentos inesquecíveis com os amigos, mesmo que eles te magoem. É não esperar algo em troca. Quando recomeçamos buscamos a felicidade, ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro de si. É deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.

Você pode recomeçar deixando viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. E se a tristeza rondar, alegre-se e quando ficar alegre, contagie.

E quando você errar o caminho, recomece tudo de novo. Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida. E descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Todas as dificuldades, todos os finais, são oportunidades para recomeçar, para renovar. E enquanto houver vida, esperança e capacidade para lutar, tudo o que você desejar, sonhar, você pode alcançar.

As coisas começam a mudar quando você começa a se importar. E quando recomeçar, acredite. Afinal com a vida não se pode brincar. Feliz ano novo!

Clínica Ser

Matriz: Rua Cel Bernardo Grubba, 62 • Contato: (47) 3371-6022
Filial: Av. Parque Malwee, 70, Barra do Rio Cerro • Contato: (47) 3273-1735