A Organização Mundial da Saúde divulgou o ranking em relação às principais causas de mortalidade mundial e o sedentarismo está em quarto lugar. Quase 5,5 milhões de pessoas morrem por ano por inatividade física. Um dado alarmante, pois a maioria das dez principais causas está relacionada a doenças causadas por falta de hábitos saudáveis. Falando em hábitos, não podemos esquecer da alimentação, do sono, do estilo de vida, mas principalmente, para que tudo aconteça, praticar atividade física é o ponto inicial de uma vida saudável.

Pelo movimento, o corpo libera hormônios do bem que proporcionam qualidade física, regulando o funcionamento metabólico e fisiológico de cada pessoa. Não dá para esquecer também que o exercício físico entra na prevenção e tratamento primário e secundário de seis das dez primeiras causas de morte no mundo. Mas fico me questionando, porque é tão difícil as pessoas procurarem se exercitar? Num país com o clima favorável, com tantas opções de exercícios e profissionais, o que falta para elas? Acredito que falta motivação. Fui procurar o que significa e entendi porque ainda existe a dificuldade de praticar uma atividade física. Motivação é um impulso interno que leva à ação, o porquê do indivíduo se comportar de determinada maneira.

Li um artigo que fala da falência motivacional e percebi que essa falência começa em nós. Se você pensar que pode ou pensar que não pode, de qualquer forma você estará certo e assim você segue a vida. Os motivos humanos baseiam-se em necessidades, sentidas consciente ou inconscientemente, então, se hoje eu estou “saudável”, sem dor, sem diagnóstico de doença, minha motivação para começar um exercício não é uma necessidade e sim uma atração que pode não ocorrer, porque talvez eu tenha um corpo bonito, sou magro, não tenho “tempo”, não tenho um incentivo para isto, não estou doente, ... apenas desculpas. Quando a necessidade interna é o evento que gera no indivíduo uma tensão que exige ser resolvida, o desespero aparece e a motivação para começar, aí, talvez seja tarde pois não há mais tempo para prevenir, nem tratar, nem manter, a falência da saúde está decretada e apenas pensar, porque não exigi isso de mim antes? Praticar exercícios, se movimentar é ato necessário, independentemente de qualquer impulso ou atração, nosso corpo precisa desta ação, afina, você mora nele.