Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A falência motivacional

Por: Andreia Chiavini

10/03/2018 - 11:03 - Atualizada em: 14/05/2018 - 11:16

A Organização Mundial da Saúde divulgou o ranking em relação às principais causas de mortalidade mundial e o sedentarismo está em quarto lugar. Quase 5,5 milhões de pessoas morrem por ano por inatividade física. Um dado alarmante, pois a maioria das dez principais causas está relacionada a doenças causadas por falta de hábitos saudáveis. Falando em hábitos, não podemos esquecer da alimentação, do sono, do estilo de vida, mas principalmente, para que tudo aconteça, praticar atividade física é o ponto inicial de uma vida saudável.

Pelo movimento, o corpo libera hormônios do bem que proporcionam qualidade física, regulando o funcionamento metabólico e fisiológico de cada pessoa. Não dá para esquecer também que o exercício físico entra na prevenção e tratamento primário e secundário de seis das dez primeiras causas de morte no mundo. Mas fico me questionando, porque é tão difícil as pessoas procurarem se exercitar? Num país com o clima favorável, com tantas opções de exercícios e profissionais, o que falta para elas? Acredito que falta motivação. Fui procurar o que significa e entendi porque ainda existe a dificuldade de praticar uma atividade física. Motivação é um impulso interno que leva à ação, o porquê do indivíduo se comportar de determinada maneira.

Li um artigo que fala da falência motivacional e percebi que essa falência começa em nós. Se você pensar que pode ou pensar que não pode, de qualquer forma você estará certo e assim você segue a vida. Os motivos humanos baseiam-se em necessidades, sentidas consciente ou inconscientemente, então, se hoje eu estou “saudável”, sem dor, sem diagnóstico de doença, minha motivação para começar um exercício não é uma necessidade e sim uma atração que pode não ocorrer, porque talvez eu tenha um corpo bonito, sou magro, não tenho “tempo”, não tenho um incentivo para isto, não estou doente, … apenas desculpas. Quando a necessidade interna é o evento que gera no indivíduo uma tensão que exige ser resolvida, o desespero aparece e a motivação para começar, aí, talvez seja tarde pois não há mais tempo para prevenir, nem tratar, nem manter, a falência da saúde está decretada e apenas pensar, porque não exigi isso de mim antes? Praticar exercícios, se movimentar é ato necessário, independentemente de qualquer impulso ou atração, nosso corpo precisa desta ação, afina, você mora nele.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Andreia Chiavini

Fisioterapeuta especialista em Fisiologista do Exercício e Certificada em Pilates, TRX e RPG. Crefito: 77269-F.