Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

WEG inaugura fábrica de motores na Argélia

Divulgação

Por: Pedro Leal

03/12/2022 - 06:12

A fábrica de motores elétricos WEG na Argélia foi inaugurada esta semana com a presença do Ministro da Indústria do país, Ahmed Zeghdar e o Embaixador do Brasil, Flavio Marega.

Esta parceria entre os grupos Cevital e WEG está em consonância com as orientações pretendidas pelo governo argelino de incentivar o aumento do conteúdo local, e, a lei relativa ao investimento de 18 de setembro de 2022, que simplifica e incentiva os investimentos industriais.

A abordagem do grupo WEG iniciada na Argélia faz parte da estratégia de internacionalização do Grupo. A WEG investe no crescimento de regiões dinâmicas e com alto potencial de desenvolvimento industrial. A criação de um escritório de ligação em Argel foi um primeiro passo para obter uma melhor compreensão do contexto econômico argelino e uma maior identificação de oportunidades. O segundo passo traduz-se agora na criação de uma sólida parceria com um dos maiores fabricantes da Argélia desde 1971, o grupo Cevital.

Esta joint venture promove, assim, a industrialização argelina, apostando na produção local, ao mesmo tempo que promove a criação de uma rede de subempreiteiros particularmente ligados às atividades de produção de eletrodomésticos na Argélia. A fábrica de motores da WEG Algeria Motors Spa, localizada em Sétif, é controlada em 51% pelo grupo WEG e 49% pelo grupo Cevital.

A capacidade de produção da WEG Argélia Motors Spa será superior a um milhão de motores por ano. Com isso, mais de uma centena de empregos diretos resultarão dessa parceria para a indústria nacional. Os motores produzidos atenderão ao desempenho e aos requisitos de padrões internacionais para eletrodomésticos, como máquinas de lavar. A distribuição das vendas está estimada em 60% para o mercado local argelino e 40% para exportação.

Indústria

A produção industrial brasileira teve ligeira alta de 0,3%, na passagem de setembro para outubro, interrompendo dois meses consecutivos de queda, período no qual acumulou perda de 1,3%. Apenas sete dos 26 ramos industriais pesquisados tiveram expansão.

Com o resultado, o setor encontra-se 2,1% abaixo do patamar pré-pandemia de Covid-19 (fevereiro de 2020) e 18,4% abaixo do nível recorde alcançado pelo setor em maio de 2011.

Nem-Nem

Após dois anos de pandemia, em 2021, um em cada quatro jovens brasileiros de 15 a 29 anos, o equivalente a 25,8%, não estudava, nem estava ocupado. Mais da metade – 62,5% – é mulher. Os dados fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira 2022, divulgada na sexta-feira (2), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Lunelli

Divulgação

Com uma gestão inovadora, um olhar para a sustentabilidade, e, focada nas pessoas, a Lunelli, indústria têxtil com sede em Guaramirim, vem conquistando reconhecimento, e cada vez mais, relevância no mercado nacional. Agora, a empresa foi reconhecida na Edição 2022 do consagrado Prêmio Líderes de Santa Catarina. A Lunelli ganhou o prêmio na categoria Governança. Para o presidente, Dênis Luiz Lunelli, a conquista é sinônimo de orgulho e, resultado das boas iniciativas implementadas.

INSS

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, na quinta-feira (1º), o julgamento sobre a chamada “revisão da vida toda”. Por maioria de votos, o colegiado considerou possível a aplicação de regra mais vantajosa à revisão da aposentadoria de segurados que tenham ingressado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) antes da Lei 9.876/1999, que criou o fator previdenciário e alterou a forma de apuração dos salários de contribuição para efeitos do cálculo de benefício.

Acijs

Tradição da entidade, mais uma vez a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) abre espaço para que o poder público apresente um relato das atividades da Prefeitura e Câmara de Vereadores a associados e comunidade.

O Encontro Empresarial da Acijs ocorrerá no dia 14 de dezembro, às 19 horas, e vai contar com as presenças do prefeito Jair Franzner e do presidente da Câmara, Jair Pedri, que farão um balanço das atividades no ano e as perspectivas do Executivo e do Legislativo para 2023. A mediação da conversa será realizada pela presidente da Acijs, Ana Clara Franzner Chiodini.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).