Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Férias de verão: tão únicas quanto a infância”

Foto divulgação

Por: Colégios Marista - São Luis

04/01/2022 - 06:01

Ahhh… As férias de verão… Momento para relaxar, descansar corpo e mente, recarregar as energias. Momento propício para criarmos memórias afetivas, desenvolvermos novas habilidades, aprimorar a criatividade, e, é claro, para não fazer nada.

As férias de verão podem proporcionar ótimos momentos para toda família, especialmente para as crianças, que conseguem utilizar os momentos livres para fantasiar e brincar, experimentar novos sabores, cheiros, texturas. Instigar sua cognição com descobertas e sua curiosidade.

Olhar as estrelas e conhecer os nomes das constelações. Assistir ao nascer do sol na praia e o pôr do sol do alto de uma montanha. Tomar banho de mangueira. Fazer bolhas de sabão. Brincar na lama. Montar uma horta com a vovó. A brincadeira ajuda a desenvolver a noção espacial e corporal, a capacidade de solucionar problemas, a criatividade, a imaginação, a autonomia, entre tantas outras habilidades essenciais para um desenvolvimento cognitivo saudável.

Desenvolver momentos de lazer em família é essencial para o desenvolvimento psicossocial da criança. Conte histórias de sua infância que sejam engraçadas e divertidas, reviva seus momentos de criança relatando suas vivências aos seus filhos. Brinquem com as brincadeiras que você costumava fazer na sua infância. Cozinhem juntos uma receita que você gostava de comer.

Mesmo em tom de brincadeira, as atividades lúdicas estimulam o cérebro das crianças e ajudam no seu desenvolvimento. As atividades com movimento corporal auxiliam na oxigenação do cérebro e movimentar-se é muito importante não só para o funcionamento corporal, cerebral e emocional, mas também para facilitar o processo de aprendizagem.

Com o movimento e a brincadeira a criança faz representações mentais e essas são fundamentais para a organização do raciocínio e a construção do conhecimento. Brincadeiras que exijam atenção à fala e ao movimento ao mesmo tempo são ótimos exercícios cerebrais para a concentração na hora de fazer uma atividade em sala de aula. Um exemplo de brincadeira nesse sentido é “morto-vivo”, a qual você pode falar uma posição, enquanto demonstrar outra.

Aproveitem esse momento de férias, também, para praticarem a solidariedade. Separem brinquedos que as crianças não brincam mais, roupas e calçados que não servem, e façam doações. Muitas ONGs e igrejas aceitam e sabem para quem direcionar. Envolver as crianças nesse tipo de ação estimula valores como a empatia e o cuidado com suas coisas.

As férias de verão são dias únicos durante o ano e na vida das crianças, assim como a infância é um momento singular e merece atenção especial. Passamos tanto tempo trabalhando, muitas vezes longe da família, por isso temos que aproveitar para reconectar e ampliar os laços com a família e os amigos.

As boas lembranças criadas nesse momento serão valorizadas e certamente lembradas por todos os anos seguintes. Faça das férias de verão um portfólio de atividades especiais em família e crie momentos tão únicos quanto a infância.

Álice Paula Balsanelli é orientadora Pedagógica – Ensino Fundamental Anos Iniciais no Colégio Marista São Luís, Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Colégios Marista - São Luis

Um colégio que prepara mentes e corações para os desafios da vida. Acompanhe na coluna as novidades do Colégio Marista sobre a jornada de descobertas dos alunos. Conheça as atividades educacionais voltadas a estimular a autonomia e o protagonismo dos estudantes.