A voz é produzida na laringe onde estão as pregas vocais que no momento da fala vibram devido à passagem do ar que vem dos pulmões e junto com os movimentos da língua, lábios e boca a fala é executada.
É um meio de comunicação mais utilizado pelo ser humano e quando ocorre uma alteração ocorre um impacto negativo na vida da pessoa, principalmente quando a mesma utiliza a voz como “instrumento” de trabalho (professores, cantores, radialistas, etc).
- Bala de hortelã, mel, pastilhas, spray bucal e gengibre mantêm a voz saudável?
– Mito! Disfarçam a dor, dando uma falsa sensação de melhora, o que pode prejudicar mais. - Tomar bebidas geladas faz mal?
– Verdade! Causa uma mudança brusca de temperatura e aumenta o muco. Antes de engolir sorvete ou líquidos muito gelados, mantenha-os na boca por alguns segundos e depois engula. - Maçã faz bem para a voz?
– Verdade! Ela possui propriedades adstringentes, que ajudam na limpeza da boca e faringe. - Pigarrear tira a secreção da garganta?
– Mito! A tentativa de pigarrear irrita a mucosa e descama o tecido. O que é recomendável é hidratar-se tomando água várias vezes ao dia para que esta secreção saia naturalmente. - Pessoas que utilizam a voz como meio de trabalho devem evitar ingerir chocolate, leite e seus derivados antes das reuniões ou apresentações?
– Verdade! Aumentam a formação de secreção e saliva do trato vocal, produzindo pigarro e um esforço vocal desnecessário. - Beber bebida alcoólica é bom para aquecer a voz?
– Mito! Com a bebida alcoólica a laringe é levemente anestesiada causando alguns excessos vocais que só serão percebidos depois do efeito da bebida. Como rouquidão, ardor, queimação e voz fraca. - A idade modifica a voz?
– Verdade! Com a idade podem ficar mais tremulas e fracas. Mulheres na menopausa com a diminuição dos hormônios a voz fica mais grave e os homens na terceira idade tendem a ficar mais agudas. - Café e chá-preto fazem mal à voz?
– Verdade! Essas bebidas contem cafeína, que desidratam o trato vocal e estimulam em algumas pessoas o refluxo gastroesofágico (passagem do suco gástrico para o esôfago) ou até mesmo o refluxo faríngolaríngeo (subida do suco gástrico a laringe e pregas vocais), causando lesões e esforço vocal. - Se uma pessoa usa diariamente a voz, a rouquidão é uma consequência natural?
– Mito! Qualquer rouquidão que ultrapasse o período de 15 dias deve ser investigada. - O fumante passivo também sofre com a fumaça?
– Verdade! Uma pessoa que não fuma e fica exposta à fumaça também pode apresentar a voz alterada. - Fazer exercícios vocais é uma prática somente de atores e cantores?
– Mito! Os exercícios vocais de aquecimento e desaquecimento devem ser feitos por todos as pessoas que utilizam a voz por várias horas.Para quem quer melhorar a voz ou apresenta algum problema vocal, deve-se procurar o médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.
Onde encontrar
O CAJ está localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, número 889, no bairro Centro em Jaraguá do Sul. Para mais informações você pode acessar as redes sociais da empresa Facebook ou Instagram ou entrar em contato pelos telefones:
Jaraguá do Sul: (47) 3372-2364 Whatsapp: (47) 99972-5395.