Além da evidente ameaça à saúde das pessoas, a pandemia do coronavírus vem gerando grande preocupação e impacto no setor econômico, com o fechamento de negócios, aumento do desemprego e, consequentemente, queda na arrecadação por parte do poder público.
Em Blumenau, estimativa preliminar aponta que a Prefeitura deve deixar de receber cerca de R$ 125 milhões, valor que supera a arrecadação total com o IPTU neste ano, que gira em torno dos R$ 90 milhões. Entre os impostos e fundos que terão resultado abaixo da previsão orçamentária, estão ISS, ITBI, Fundeb e FPM.
Diante da projeção, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) disse que o desafio é garantir a oferta dos serviços e o atendimento aos cidadãos. “É um valor extremamente alto, que nos traz preocupação. Estamos trabalhando para ajustar os nossos custos, priorizando a manutenção dos serviços essenciais e a folha de pagamento, para que possamos ter condições de atender a população”.
- Casos confirmados de coronavírus passam de 40 para 44 em Blumenau
- Prefeitura de Blumenau realiza contratação temporária de médicos clínicos gerais
- Combate ao coronavírus: Hospital da Vila Itoupava ganhará mais de 60 novos leitos
- Terceira semana de quarentena em SC: veja o que está autorizado a funcionar e o que fica fechado
- Blumenau cria canais de atendimento a distância para orientar população sobre o coronavírus
- Semelhanças que causam confusão: conheça a diferença entre coronavírus, resfriado e gripe
- Cuidados básicos de higiene e convívio podem prevenir contaminação por coronavírus
- Coronavírus: mapa interativo atualiza em tempo real surto da doença ao redor do mundo
Apesar de afirmar que a situação financeira do Município está “sob controle” no momento, Hildebrandt não descarta a realização de cortes. De acordo com ele, o cenário tem sido monitorado pelo Comitê Gestor e, em caso de necessidade, haverá contingenciamentos levando em conta uma escala de priorização das áreas.
Em cidades da região, como Indaial e Pomerode, os prefeitos já anunciaram a redução de salários, exceto dos servidores concursados.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Telegram Jaraguá do Sul