Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Alunos do Colégio Marista conquistam medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática

Alunos do 9º ano comemoraram o resultado da Olimpíada | Foto: Divulgação.

Por: Leonardo Koch

30/05/2019 - 05:05

Habilidades de cálculo, pensamento lógico, criatividade e trabalho em equipe. Estes foram elementos essenciais para os estudantes do Colégio Marista São Luís obterem um excelente resultado na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras, que ocorreu no dia 5 de abril, em Jaraguá do Sul. Os resultados foram divulgados na última segunda-feira (20).

Ao todo, os estudantes ganharam quatro medalhas de bronze na categoria nacional e seis medalhas na competição estadual, sendo quatro de prata e duas de bronze. A prova aconteceu em 29 países diferentes e contou com mais de 240 mil alunos.

Além de testar a aptidão com cálculos, a avaliação também analisou a capacidade dos alunos ao colocar em prática o raciocínio em outros idiomas. Dependendo do país, as avaliações são feitas em alemão, espanhol, inglês, italiano e francês em um tempo de 90 minutos para resolver todas as atividades propostas.

Alunos da 8º série do ensino fundamental levaram para casa as medalhas. | Foto Colégio Marista/Divulgação

De acordo com a coordenadora do colégio, Maira Bachmann Wroblewski, o esforço e o desempenho dos alunos foram essenciais para eles conquistarem as medalhas. “Trabalhar em grupo para resolver desafios matemáticos é algo que testa diferentes habilidades dos jovens. O excelente resultado das equipes é motivo de grande orgulho para toda a escola”, comemora.

Participar de uma prova deste nível tem um peso muito importante para a aluna Ana Clara Viana, 14 anos, que comemorou o resultado obtido pela sua turma do 9º ano do ensino fundamental. “Conseguimos colocar em prática o conteúdo que aprendemos durante o ano. Tivemos questões difíceis, mas trabalhando em equipe conseguimos resolver”, ressalta.

Habilidade e raciocínio lógico foram importantes para os alunos do 5º ano alcançarem o prêmio | Foto Colégio Marista/Divulgação

Na avaliação da professora de Matemática, Rejeane de Lima, que atua no segmento há mais de cinco anos, os alunos tiveram  facilidade em responder a prova, visto que os temas abordados foram praticadas em sala de aula anteriormente. “Estou feliz com o resultado e principalmente em conseguir despertar o interesse deles na disciplina”, conclui.

A Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras foi criada em 1989, na França, e desde então estimula estudantes de todo o mundo a pensar a Matemática de uma forma desafiadora e divertida.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Leonardo Koch

Repórter de Geral