Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Saiba como ajudar: Grupo Mãos Solidárias enfrenta crise e pode encerrar atividades em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Maria Luiza Venturelli

25/04/2025 - 14:04 - Atualizada em: 25/04/2025 - 15:14

O Grupo Mãos Solidárias, organização não governamental com sede em Jaraguá do Sul, vive um dos momentos mais delicados desde a sua fundação, em 2017.

A ONG, que está sob nova gestão desde março e enfrenta um caixa praticamente zerado, anunciou que poderá ser forçada a encerrar suas atividades caso não consiga apoio financeiro nas próximas ações de arrecadação.

A próxima iniciativa promovida pelo grupo será o pedágio solidário, que acontece no dia 10 de maio das 9h às 12h.

A entidade atende atualmente cerca de 15 famílias com crianças em situação de vulnerabilidade que precisam de tratamentos médicos não oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou que enfrentam longas filas de espera.

Apesar dos esforços para manter o projeto ativo, os recursos arrecadados no último evento beneficente promovido pelos voluntários, um show de prêmios que gerou uma renda de R$ 6 mil, foram insuficientes para estabilizar as finanças da ONG.

“Hoje estamos atendendo crianças que estão na fila do SUS e vão demorar muito pra ser atendidas. As famílias nos procuram, a gente faz o cadastro e paga esse tratamento. Hoje só estamos conseguindo pagar neurologista e fonoaudiólogo”, explica a voluntária Luciana da Rocha Floriani.

“Tivemos que cortar outras especialidades que tínhamos disponíveis na ONG. Além disso, temos mais crianças na fila e não podemos cortar o tratamento pela metade”, complementa.

Com a missão de promover a solidariedade por meio de ações que visam melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de risco, o Mãos Solidárias realiza diversos projetos ao longo do ano.

Entre eles estão o custeio de consultas médicas, exames e medicamentos; a entrega de kits maternidade; campanhas de material escolar; o Natal Solidário; além do Projeto Carequinhas, voltado a crianças em tratamento oncológico.

Foto: Divulgação

Além dessas ações, a ONG organiza bazares beneficentes com venda de roupas e calçados, revertendo toda a renda para as atividades sociais. A organização faz um apelo especial às empresas têxteis da região, pedindo doações de roupas para abastecer o bazar beneficente.

No entanto, mesmo com essas iniciativas, a manutenção dos projetos depende fortemente de doações espontâneas da comunidade e do engajamento de voluntários.

Confira na íntegra a nota divulgada à comunidade:

“Viemos compartilhar com vocês uma situação delicada que estamos enfrentando em nossa ONG. Nosso último evento, o Show de Prêmios, arrecadou R$ 6 mil. No entanto, infelizmente esse valor não foi suficiente para estabilizar nosso caixa, que hoje está praticamente zerado. Atualmente, atendemos cerca de 15 famílias com muito amor e dedicação. Mas, diante das dificuldades financeiras, precisamos ser transparentes: se não conseguirmos apoio no próximo pedágio solidário, teremos que considerar medidas drásticas, inclusive o fechamento das nossas portas. Sabemos da importância do nosso trabalho e do impacto que ele tem na vida de tantas pessoas. Por isso, pedimos com o coração aberto a ajuda de todos. Qualquer contribuição, por menor que pareça, fará uma grande diferença. Contamos com vocês para manter esse sonho vivo.”

História de solidariedade

Foto: Divulgação

Fundado por um grupo de mães que se sensibilizou com a situação de outras famílias enfrentando dificuldades semelhantes, o Mãos Solidárias nasceu da união e do desejo coletivo de fazer a diferença.

Desde então, tem sido uma referência no apoio social e médico a crianças da região de Jaraguá do Sul, com uma atuação pautada pela empatia e pelo compromisso com a justiça social.

O momento é decisivo para o futuro do grupo, que ao longo dos anos tem proporcionado esperança e dignidade a inúmeras famílias. A continuidade do projeto depende diretamente da mobilização da comunidade.

Como ajudar

A ONG reforça que qualquer pessoa pode contribuir de duas formas: com tempo ou com doações financeiras e de itens, como roupas e calçados. Para se tornar voluntário, basta entrar em contato com a equipe e agendar uma visita à sede.

Já as doações podem ser feitas via PIX para o CNPJ 30.703.634/0001-71, em qualquer valor e com a frequência desejada. Também é possível contribuir com a doação de roupas, calçados e utensílios em geral, novos ou seminovos em bom estado, que serão destinados aos bazares beneficentes da ONG.

A sede do grupo fica na Rua João Januário Ayroso, nº 2286, bairro Jaraguá Esquerdo, em Jaraguá do Sul. O telefone para contato é (47) 99747-8290. Mais informações estão disponíveis no site www.grupomaossolidarias.org e no Instagram @maossolidariasjguadosul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento.